No Espaço Cultural CRCSP, artistas do Belenzinho homenageiam Leonardo da Vinci

Publicado em 22/8/2019

Para homenagear o artista italiano Leonardo da Vinci, em comemoração aos 500 anos de sua obra, um grupo de artistas do bairro Belenzinho, na capital paulista, resolveu fazer pinturas, exprimindo o que mais os sensibilizou na obra e dando-lhes uma interpretação atual.

Foi na década de 70 que, sob a orientação do artista plástico Martins de Porangaba, o grupo iniciou suas atividades no bairro da Zona Leste de São Paulo. Eles se reuniam para estudar desenho, pintura, gravura, para ouvir boa música e falar de poesia, além de visitar museus e exposições.

No dia 22 de agosto de 2019, o Espaço Cultural CRCSP, na sede do Conselho, recebeu a exposição “Leonardo da Vinci na Visão de Cinco Artistas”, com pinturas do grupo do Belenzinho: Célia Ricco, Marlene de Andrade, Sílvio Mello, Sônia Manno e Waltércio Zanvettor. Eles foram recebidos pela vice-presidente de Registro do CRCSP, Cibele Pereira Costa, e pelo coordenador da Comissão Cultural do Conselho, João Edison Deméo.

“Vale a pena lembrar que as filosofias e as tradições espirituais não são mais que linguagens diversas com as quais descrevemos o Espírito, que é humano e divino”, escreveu sobre a exposição o crítico de Arte e presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH), Emanuel von Laueinstein Massarani.

“O Belo, como afirma o filósofo italiano, é eterno e a Arte é dinâmica. Nesta ordem de ideia os cinco artistas deram a sua contribuição pessoal para homenagear o homem símbolo do Renascimento”, afirmou Massarani.

A exposição “Leonardo da Vinci na Visão de Cinco Artistas” fica no Espaço Cultural CRCSP até o dia 20 de setembro. As visitações são gratuitas e podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

As exposições do CRCSP são realizadas mensalmente, em conjunto com o IPH. Na noite de abertura, há a arrecadação de alimentos não perecíveis, que são doados para entidades assistenciais.