CRCSP e Fonif promovem debate sobre reflexos da reforma tributária e assinam convênio para a promoção de atividades para o Terceiro Setor

Publicado em 23/8/2019

Profissionais da contabilidade, gestores e voluntários de entidades sem fins lucrativos participaram, em 23 de agosto de 2019, do seminário Rumos da Filantropia, que abordou os reflexos da reforma tributária para as entidades filantrópicas. A atividade, promovida pelo CRCSP em parceria com o Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif), foi realizada na sede do CRCSP e transmitida ao vivo para 249 polos no Estado de São Paulo. A transmissão do evento foi realizada pelo CRCSP e pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp).

A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, fez a abertura do seminário e falou aos participantes e expectadores sobre a relevância do evento, especialmente em um momento de tantas disrupturas.

“Este é um dia para nos unirmos e debatermos propostas para uma reforma tributária que reconheça a importância das entidades filantrópicas e que nos apontem rumos que permitam que estas entidades continuem vivas e continuem a crescer, colaborando para um Brasil cidadão”, destacou Marcia. A presidente falou também sobre o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e o trabalho desenvolvido pela Comissão do CRCSP de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal.

Após a saudação inicial, a presidente Marcia e o presidente do Fonif, Custódio Pereira, assinaram um convênio de cooperação técnica para a realização de atividades conjuntas. Assinaram o convênio como testemunhas a presidente da Associação Paulista de Fundações (APF), Dora Sílvia Cunha Bueno, e o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, José Donizete Valentina.

Custódio Pereira também falou aos participantes sobre os objetivos do evento, de promover uma discussão sobre os impactos da reforma trabalhista no Terceiro Setor e apontar caminhos para as entidades filantrópicas neste contexto.

“Somando-se a participação presencial e os expectadores das transmissões ao vivo, temos hoje mais de 2.500 pessoas conectadas neste momento. Este envolvimento demonstra a relevância e o engajamento do nosso setor”, declarou o presidente do Fonif.

Custódio chamou ao palco o jurista Ives Gandra Martins para fazer suas considerações sobre aspectos legais da reforma tributária e como as mudanças propostas afetam o Terceiro Setor.

A seguir, ocorreu um debate sobre diferentes aspectos da reforma tributária, com apresentações do diretor de Assuntos Jurídicos da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Fenacon), Ricardo Roberto Monello; do deputado federal e presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, Antônio Brito (PSD-BA); da deputada federal e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Básica e Alfabetização da Câmara, Maria Rosas (PRB-SP); do presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) e diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti; do presidente da Associação Nacional da Educação Católica (Anec), Paulo Fossatti, e do curador de Fundações do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), Airton Grazzioli.

Os vice-presidentes do CRCSP de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Aparecido Maion, e de Desenvolvimento Profissional, João Carlos Castilho Garcia, o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Manoel de Oliveira Maia, o diretor Secretário da Fecontesp, Jair Gomes de Araújo, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Gildo Freire de Araújo, o vice-presidente Financeiro do IPC, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, a assessora jurídica da APF, Nicole Hoedemaker, o coordenador da Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal do CRCSP, José Augusto Picão, e o conselheiro do CRCSP e integrante da Comissão Nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Marcelo Roberto Monello, estiveram entre as autoridades presentes no Debate Rumos da Filantropia.