Semana rica de atividades de desenvolvimento profissional

Publicado em 23/8/2019

A semana de 19 a 23 de agosto de 2019 no CRCSP teve início com a “Palestra com o Autor”. O mestre em Contabilidade Internacional e Finanças, Nabil Ahmad, esteve na sede do CRCSP falando sobre seu livro Guia Prático para o Empreendedor Contábil, Financeiro e Atuarial. O conselheiro João Edison Deméo coordenou a atividade.

No dia 20 teve Universo Contábil com Elas em São Sebastião. “Créditos Tributários: ICMS, IPI, Cofins e PIS” foi o tema debatido na Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião pelas palestrantes, a professora universitária Lílian Carla da Silva e as conselheiras do CRCSP, que integram a Comissão CRCSP Mulher, Selma do Carmo Ribeiro e Vera Lúcia Vada. O evento foi coordenado pela delegada do CRCSP em São Sebastião, Joseane Souza Tavares dos Santos.

Também no dia 20, Araçatuba recebeu o fórum “Atualização Abordando as Retenções e seus Reflexos no Cenário Sped (Reinf) e as Normas Contábeis com Aderência à ECF – Práticas Voltadas a PMEs”. Os palestrantes do evento foram o especialista em Contabilidade Internacional, Antônio Fernando Coelho, e o professor universitário Antônio Wanderlan Pereira Saraiva. O evento foi na Casa do Contabilista/Sescon-Araçatuba e contou com a presença do delegado regional do CRCSP na cidade, Marco Antônio de Campos Salles.

Ainda na terça-feira, o CRCSP recebeu em sua sede o Encontro com Acadêmicos e a palestra “Relato Integrado e o Novo Posicionamento do Contador – Impacto nas Finanças Empresariais”, com o conselheiro do CRCSP, Alexandre Sanches Garcia.

Outra atividade desenvolvida no dia 20, em Botucatu, foi a palestra “EFD Reinf: Principais Aspectos – eSocial e DCTFWeb”. Realizada no Sebrae Regional de Botucatu, o palestrante foi o controller Vladimir Pereira Lemes. O delegado do CRCSP na cidade, André Monteferrante, coordenou o evento.

Na quarta-feira, 21, os profissionais de Ribeirão Preto puderam assistir à palestra “Tributos sobre o Lucro: NBC TG (R4) e a Incerteza sobre Tratamento de Tributos sobre o Lucro ITG 22”, com o mestre em Contabilidade Sérgio Alexandre de Souza. A atividade, coordenada pelo delegado regional do CRCSP em Ribeirão Preto, Walter Assis da Cunha, foi realizada na FAAP.

Ainda no dia 21, “Planejamento Tributário: Aspectos Contábeis e Fiscais” foi o título da palestra realizada em Rancharia, na Câmara Municipal, pelo perito judicial contábil Márcio Ferraz de Oliveira. O delegado do CRCSP em Rancharia, Renato Paes de Oliveira, coordenou a atividade.

Na quinta-feira, 22, “Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Novas Normas/Implantação do Sistema de Custos e Controle Interno/Transparência das Informações Contábeis” foi o tema tratado em São Bernardo do Campo, na Faculdade Anhanguera – Unidade Anchieta. Os palestrantes foram o contador Alexandre Di Pietra, o mestre em Contabilidade Paulo Roberto Galvão, o mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica Roberto de Oliveira Júnior e a conselheira do CRCSP, Vera Lúcia Vada. Estavam presentes os delegados regionais de São Bernardo do Campo, Odilon Luiz de Oliveira Júnior, e de Santo André, José Carlos Testa.

Também na quinta-feira, 22, em Barueri, os profissionais da contabilidade participaram do Universo Contábil com Elas, que contou com a palestra “EFD Reinf: Novidades e Pontos Críticos”. O evento aconteceu no Centro de Aperfeiçoamento de Professores (CAP) e teve como palestrantes a contadora e membro da Comissão CRCSP Mulher Adriana Barbosa dos Anjos, a especialista fiscal e tributário Gisleise Nogueira de Aguiar, a conselheira do CRCSP Rosângela Maria da Costa Menezes, e a diretora Secretária do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Teresinha Maria de Brito Koide. Estavam presentes as delegadas do CRCSP em Barueri, Neusa Kazue Hidaka, e de Cotia, Ludmila Dias Stockl.

Ainda na quinta-feira, 22, Campinas também recebeu atividade do CRCSP. No Sindicato dos Contabilistas de Campinas, sob a coordenação da delegada do Conselho em Paulínia, Maria Magali Teleschi, os profissionais da contabilidade assistiram à palestra “Tributos sobre o Lucro: NBC TG 32 (R4) e Incerteza sobre Tratamento de Tributos sobre o Lucro ITG 22”, proferida pelo mestre em Contabilidade Sérgio Alexandre de Souza.

Na quinta-feira, 22, “Direito Tributário Aplicado à Contabilidade” foi o tema da palestra realizada em São Carlos no Centro Universitário Central Paulista (Unicep). O palestrante foi o contador e advogado José Carlos Carota. Representando o CRCSP estava o delegado do Conselho na cidade, Jorge Luiz Micheletti.

“Terceiro Setor: Principais Lançamentos Contábeis e Demonstrações Contábeis Obrigatórias: ITG 2002 (R1), NBC TG 1000 (R1), NBC TG 07 (R2), NBC TG 01 (R4) e NBC TG 26 (R5)” foi a palestra ministrada pelo especialista em Direito Tributário Anderson Oliveira do Nascimento. O evento aconteceu no Centro Universitário de Votuporanga (Unifev). O delegado do CRCSP em Votuporanga, Alício Simioli, coordenou a atividade.

Na sexta-feira, 23, o CRCSP sediou o evento “Rumos da Filantropia - Debate sobre a reforma Tributária e os Impactos nas Entidades Filantrópicas”. A presidente Marcia Ruiz Alcazar abriu o evento, que teve transmissão ao vivo para 249 polos no Estado de São Paulo, e reuniu personalidades que atuam no Terceiro Setor. O debate contou com a participação do promotor Airton Grazzioli e do auditor independente Ricardo Roberto Monello.