Atividades do CRCSP para os profissionais, empresários e estudantes da contabilidade

Publicado em 30/8/2019

O CRCSP tem uma agenda rica de atividades todos os dias para profissionais, empresários e estudantes de contabilidade. Conheça, a seguir, algumas dessas atividades, que aconteceram na semana de 27 a 30 de agosto.

Na terça-feira, 27 de agosto, a sede do CRCSP ficou lotada de profissionais que foram assistir à palestra “Créditos Tributários: ICMS, IPI, Cofins e PIS”, ministrada pelo mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica e Avançada, Arnóbio Neto Araújo Durães. O conselheiro Wander Pinto acompanhou a atividade.

Em Pindamonhangaba, na Faculdade Santa Cecília (Fasc), o Universo Contábil com Elas, em 27 de agosto, teve a apresentação da palestra “Planejamento Tributário: Aspectos Contábeis e Fiscais”. A diretora do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, Celina Coutinho, a delegada regional do CRCSP em São José dos campos, gestão 2000-2016, Eliane Aparecida Maia, a professora universitária Lílian Carla da Silva, a atual delegada regional do CRCSP em São José dos Campos, Vera Lúcia dos Santos, e a conselheira do CRCSP Priscila Cristina Provazi foram as palestrantes. As delegadas do CRCSP em Pindamonhangaba, Denise Monteiro, e em Lorena, Gisele Santiago de Almeida, coordenaram a atividade.

O conselheiro do CRCSP Valmir Leôncio da Silva esteve em Registro, também em 27 de agosto, nas Faculdades Integradas Vale do Ribeira (FIVR/Unisepe) para falar para os estudantes sobre “Carreira: Contabilidade Pública”. O delegado do CRCSP na cidade, Sandro Sakae Yamada, coordenou o encontro.

Ainda no dia 27 de agosto, “Carreira: Terceiro Setor” foi o tema da palestra que o delegado regional do CRCSP em Marília, Ruberlei Rocha Machado, proferiu para os estudantes de Ciências Contábeis do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis.

Na quarta-feira, 28 de agosto, os profissionais da contabilidade de Franca tiveram a oportunidade de participar do Universo Contábil com Elas e puderam tirar dúvidas sobre “EFD Reinf: Novidades e Pontos Críticos”. Um time de contadoras fez a palestra: a professora universitária Ana Lúcia Corsino Picão, a conselheira do CRCSP Flávia Augusto e a especialista fiscal e tributário Gisleise Nogueira de Aguiar. A atividade aconteceu na sede da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Franca e Região (Assescofran) e foi coordenada pelas delegadas do CRCSP em Franca, Vera Lúcia Tristão Cintra, e em Batatais, Regiane Arantes.

A quarta-feira também foi dia de visita técnica à sede do CRCSP. Os estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etec) de Itaquera e de Suzano tiveram a oportunidade de conhecer melhor a profissão contábil e a atuação do CRCSP. os alunos vieram acompanhados pelas coordenadoras dos cursos técnico em contabilidade da Etec de Itaquera, Janaína Rute da Silva Dourado, e da Etec de Suzano, Evelin Daniel dos Santos Gonçalves, e foram recebidos pelos conselheiros Jairo Balderrama Pinto e Wanderley Aparecido Justi Júnior. A programação incluiu visitas monitoradas ao Espaço Cultural CRCSP, ao Centro de Memória da Contabilidade Paulista Professor Joaquim Monteiro de Carvalho, à Biblioteca Nelson Rodrigues e à Sala das Entidades, onde os visitantes participaram de uma atividade prática sobre o Código de Ética Profissional do Contador. Eles também assistiram à palestra "As Oportunidades da Profissão Contábil no Mercado de Trabalho", ministrada no auditório pelos conselheiros do CRCSP.

“Demonstrações Contábeis: Pontos de Atenção na Contabilidade e na Gestão Tributária” foi o tema do seminário realizado em Campo Limpo Paulista, na quinta-feira, 29 de agosto, pelas contadoras Glaucia Nazareth Ferreira e Lilian Carla da Silva e pelas conselheiras do CRCSP Rosângela Maria da Costa Menezes e Selma do Carmo Ribeiro. Esta edição do Universo Contábil com Elas aconteceu em Campo Limpo Paulista, no Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Faccamp), sob a coordenação da delegada do CRCSP na cidade, Vivian Cristina Pimentel.

Também na quinta-feira, 29, foi a vez de Jaboticabal receber mais uma vez uma atividade educacional do CRCSP. O professor universitário Marcos Antônio Pelizer foi o autor da palestra “Substituição Tributário do ICMS”, que aconteceu na Associação dos Contabilistas de Jaboticabal, com a presença do delegado do Conselho na cidade, Vitório de Simoni.

Na sexta-feira, 30 de agosto, o CRCSP foi palco da reunião técnica de perícia que apresentou uma “Simulação do Tribunal Arbitral”. A atividade foi apresentada pelos conselheiros Marcelo Prado e Angela Zechinelli Alonso e teve as presenças dos presidentes do CRCSP Sergio Prado de Mello (gestão 2008-2009) e Claudio AvelinoMac-Knight Filippi (2014-2015), do presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Paschoal Rizzi Naddeo, e da conselheira do CRCSP, Suely Gualano Bossa Serrati. O perito Sílvio Simonaggio coordenou os trabalhos do tribunal arbitral simulado.

Estudantes de Salto, também na sexta-feira, 30, assistiram à palestra “Carreira: Orientação aos Futuros Contadores sobre a Carreira e Profissão”. O conselheiro do CRCSP, Adriano Gilioli, falou aos estudantes de Ciências Contábeis do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), na atividade coordenada pelo delegado do CRCSP em Salto, Lairton Willan Ribeiro.