CFC aprova congelamento da anuidade 2020 na reunião de presidentes do Sistema CFC/CRCs

Publicado em 12/9/2019

A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, apoia e votou favoravelmente ao congelamento da anuidade dos CRCs para o exercício de 2020. Durante a reunião dos presidentes do Sistema CFC/CRCs, ocorrida em 11 de setembro de 2019, em Porto de Galinhas-PE, a proposta foi apresentada pelo presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, e apoiada pelos presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade.

Com a decisão, os valores das anuidades pagas pelos profissionais e organizações contábeis em 2020 serão os mesmos praticados em 2019. Também serão mantidos os mesmos descontos praticados atualmente para os pagamentos efetuados nos meses de janeiro e fevereiro e para os bacharéis que solicitam seu registro profissional em até um ano após a aprovação no Exame de Suficiência ou após a conclusão do curso de Ciências Contábeis, caso este ocorra por último.

A resolução que oficializa os valores das anuidades, as taxas e multas incidentes para o exercício 2020 ainda será editada pelo CFC.

O calendário de eventos do Sistema CFC/CRCs para o próximo ano, o processo eleitoral dos Conselhos Regionais de Contabilidade, melhorias na fiscalização do Sistema, as novidades no eSocial, as discussões no Congresso Nacional relacionadas à Reforma Tributária e à Medida Provisória n.º 881/2019, conhecida como a MP da Liberdade Econômica, também foram pontos abordados na reunião dos presidentes do Sistema CFC/CRCs.

“As reuniões de presidentes são importantes para o alinhamento das atividades e, também, para que, juntos, possamos avançar nos assuntos de interesse da classe contábil, como os entendimentos sobre as proposições que estão em discussão nos Poderes Executivo e Legislativo”, afirmou o presidente do CFC, Zulmir Breda.