CRCSP promove atividades para profissionais e estudantes da área contábil em todos os dias da semana

Publicado em 13/9/2019

Para promover a difusão do conhecimento e o aprimoramento dos profissionais e estudantes da área contábil, o CRCSP realiza dezenas de palestras, seminários e workshops gratuitos todos os meses. Com este objetivo, o Conselho realizou dez atividades de 9 a 13 de setembro de 2019, nas cidades de São Paulo, Jacareí, São Joaquim da Barra e Santo Anastácio. Confira o resumo da semana do CRCSP.

Na segunda-feira, 9, ocorreram em São Paulo dois seminários sobre “Contabilidade de Custos”, ambos ministrados pelo especialista em Contabilidade e Finanças Adilson Torres, na sede do CRCSP. Os conselheiros João Edison Deméo e Carlos Alberto Vieira coordenaram a atividade da tarde e o conselheiro Bethel Corcoruto Lombardi realizou a abertura do seminário à noite.

Os profissionais contábeis da capital paulista e de Jacareí também participaram de atividades do CRCSP na terça-feira, 10. Em São Paulo, o CRCSP realizou em sua sede a palestra “Demonstrações Contábeis – Incluindo Notas Explicativas”, ministrada pelo especialista em Controladoria Adilson Aparecido Lanconi. O conselheiro Silmar Marques Palumbo realizou a abertura da atividade, que contou com a presença do 2º vice-presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Carlos Augusto Santana Mangini.

Em Jacareí, os profissionais assistiram à palestra “PMEs: Apresentação das Demonstrações Contábeis e Notas Explicativas”, no campus da faculdade Anhanguera Educacional de Jacareí. O palestrante foi o mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica Walter Luiz Quaglio e o delegado do CRCSP em Jacareí, Marco Antonio Simões, coordenou a atividade.

E quarta-feira, 11, foi dia de visita na sede do CRCSP. Acompanhados pelos professores Magda dos Santos Souza e Otacílio de Morais Souza, os alunos de Ciências Contábeis da Universidade Nove de Julho (Uninove) puderam conhecer melhor seu futuro órgão de registro. Eles foram recebidos pelos conselheiros Jairo Balderrama Pinto e Márcio Lério da Silva e conheceram o Espaço Cultural CRCSP, o Centro de Memória da Contabilidade Paulista Professor Joaquim Monteiro de Carvalho e a Biblioteca Nelson Rodrigues. Os conselheiros apresentaram, no auditório, a palestra “Orientações aos Futuros Contadores sobre a Carreira e a Profissão” e coordenaram, na Sala das Entidades, uma atividade prática sobre o Código de Ética Profissional do Contador.

A quinta-feira, 12, foi um dia para a aquisição de conhecimento nas cidades de São Paulo, São Joaquim da Barra e Santo Anastácio.

A palestra “Créditos Tributários – ICMS, IPI, Cofins e PIS” foi realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Santo Anastácio pelo especialista em Administração Financeira Antônio Fernando Coelho, sob a coordenação do delegado do CRCSP no município, André Luiz Pacagnelli Infante.

Em São Joaquim da Barra, o CRCSP realizou a palestra “Planejamento Tributário – Gestão Contábil de Tributos com Análise Comparativa para Otimização dos Resultados da Empresa” na Loja Maçônica União Joaquinense. O tema foi apresentado pelo especialista em Auditoria Fiscal e Tributária Antônio Wanderlan Pereira Saraiva e o delegado do Conselho em Joaquim da Barra, João Alfredo da Silva, realizou a abertura da atividade.

Os profissionais da cidade de São Paulo assistiram na sede do CRCSP à palestra “PMEs – Demonstração dos Fluxos de Caixa”. O conselheiro do CRCSP Roberto Yoshio Kuabata apresentou o palestrante, o doutor em Ciências Contábeis Vicente Rossetto, ao público.

Também na quinta-feira, o CRCSP realizou em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) mais uma edição da Reunião Técnica do Grupo IFRS, na sede do Sindicato. O mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica José Hernandez Perez Júnior falou aos participantes sobre “Gestão Contábil: NBC TG 06 (R3) e IFRS 16 – Operações de Arrendamento Mercantil (Leasing)”. O conselheiro do CRCSP Valmir Leôncio da Silva e o diretor Cultural do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, realizaram a abertura.

Completando a semana de atividades, o CRCSP, em parceria com o Observatório Social do Brasil em São Paulo (OSB-SP), realizou na sexta-feira, 13, a oficina “Monitoramento de Licitações”, na sede do Conselho. O conselheiro e membro da Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal do CRCSP João Edison Deméo realizou a abertura da oficina, ministrada pelo diretor-presidente do OSB-SP, Paulo de Oliveira Abrahão, pela vice-presidente do Observatório paulistano, Gióia Matilde Tumbiolo Tosi, e pela coordenadora de projetos da entidade, Lettícia Rey.