Sindcont-SP comemora os 70 anos de seu Centro de Estudo

Publicado em 25/9/2019

Ocorreu na noite de quarta-feira (25), na sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) a comemoração de 70 anos do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis (CEDFC). 

A mesa solene foi composta por: Antonio Eugenio Cecchinato, presidente do Sindcont-SP; Antonio Inácio Barbosa, presidente do CEDFC; Marcia Ruiz Alcazar, presidente do CRCSP; Manoel de Oliveira Maia, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp); Itamar Borges, deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo; Arthur Verna, presidente do Centro de Estudos em 1973; Domingos Orestes Chiomento, presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC) e  Gildo Freire de Araújo, presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC). 

Após a abertura do evento, Cecchinato concedeu a palavra ao deputado  estadual Itamar Borges, que relembrou a trajetória do Sindicato e sua importância para a classe contábil, bem como a sua grande contribuição com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo, enfatizando que os profissionais da Contabilidade foram fundamentais na fundamentação da Reforma Tributária. 

“Vivemos um momento muito importante, no qual pretendemos revogar as leis que  atrapalham a vida do contador, das empresas e da sociedade. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo está promovendo o Revogaço, pois já identificamos mais de 200 leis que estão com sinal verde para serem revogadas. E esperamos contar com as sugestões da classe contábil para que estas mudanças sejam realmente efetivas”, declarou o deputado.

Medalha Luiz Fernando Mussolini 

Faz parte das comemorações do aniversário do Centro de Estudos a outorga da Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini, que desde 2007 agracia aqueles que contribuem direta ou indiretamente para o fortalecimento e enaltecimento do CEDFC.  Este ano receberam a homenagem os profissionais Nelson Gonçalves Jacintho e Edinice da Silva Costa. 

Em seu agradecimento, Nelson Gonçalves subiu emocionado à tribuna e relembrou sua trajetória na  Contabilidade  e suas participações nas discussões do Centro de Estudos. Ele afirmou que nos 15 anos que frequenta o CEDFC, jamais viu um colega sair de lá com dúvidas. “Para mim é uma imensa honra receber uma medalha que traz o nome desse ícone da classe contábil.” disse emocionado. 

Já Edinice destacou a importância que o CEDFC teve para sua formação como profissional da contabilidade e se mostrou orgulhosa em fazer parte dessa longa história. “Quando me comunicaram que eu iria ser a homenageada do ano, não consegui esconder minha surpresa e felicidade por agora fazer parte deste seleto grupo”, sentenciou. 

Pronunciamentos 

Marcia Ruiz Alcazar, presidente do CRCSP, agradeceu ao Sindcont-SP por proporcionar projetos que contribuem de maneira tão significativa para o aperfeiçoamento de tantos profissionais da contabilidade e aproveitou a oportunidade para convidar os presentes a participarem da 26ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON), que acontecerá de 4 a 6 de novembro.

Marcia disse que os organizadores da 26ª CONVECON estão preparando um grande evento, cuja participação se faz necessária aos profissionais da classe. “Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar”, enfatizou.

Representou os ex-presidentes do CEDFC, o contador Arthur Verna, que presidiu o Centro de Estudos, em 1973. Ele disse que foi neste grupo que adquiriu todos os conhecimentos necessários para exercer seu trabalho da melhor maneira possível. 

Por sua vez, o atual presidente do Centro de Estudos, Antônio Inácio Barbosa, representando os coordenadores dos demais Centros de Estudo, enfatizou sua trajetória e salientou a importância da busca pelo conhecimento contínuo. 

Fechando a parte solene da noite, Antonio Eugenio Cecchinato cumprimentou a todos os homenageados e relembrou que em 19 de julho de 2019 o Sindicato completou seu centenário e que muitas ações estão sendo realizadas em razão desta data. 

“Nesta noite, além dos 100 anos do Sindcont-SP, estamos festejando os 70 anos do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis de São Paulo;  os 15 anos do Centro de Estudos de São Bernardo do Campo; os dois anos do Centro de Estudos de São Caetano do Sul;  e o primeiro ano do núcleo do CEDFC de Taboão da Serra, todos voltados ao estudo das leis e cooperação entre os pares. Os Centros de Estudos do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo são ferramentas fundamentais para auxiliar os contadores em seus trabalhos diários”, pontuou o presidente do Sindcont-SP.

Fonte: Sindcont-SP – Sarah Saliba.