Paisagens de Ortega estão expostas no Espaço Cultural CRCSP

Publicado em 26/9/2019

A vice-presidente de Registro do CRCSP, Cibele Pereira Costa, abriu a exposição “O Lirismo na Paisagem de Ortega” na noite de 26 de setembro de 2019. O espanhol José Luiz Ortega Perez, que vive no Brasil desde 1962, é o autor das belas pinturas expostas na sede do Conselho.

“Ortega é um artista ligado por vocação à mais bela tradição da pintura”, escreve sobre o artista o crítico de Arte e presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH), Emanuel von Laueinstein Massarani. “Ele registra um momento significativo ligando-o ao figurativo realista. Sem deixar de apreciar as demais correntes artísticas, nele encontramos um grande retorno, pois a característica de suas paisagens transmite ao observador a impressão de estarmos, nós mesmos, dentro do próprio cenário”, concluiu o crítico.

Massarani assinala, ainda, que “a forma da pintura de Ortega é essencialmente lírica e o sentido de suas paisagens pressupõe a faculdade de recebermos através da mensagem visual a alegria das cores e de possuir o lance espiritual que projeta a beleza do espaço paisagístico.”

A exposição “O Lirismo na Paisagem de Ortega” fica no Espaço Cultural CRCSP até o dia 18 de outubro de 2019. As visitações são gratuitas e podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

As exposições do CRCSP são realizadas mensalmente, em conjunto com o IPH. Na noite de abertura, há a arrecadação de alimentos não perecíveis, que são doados para entidades assistenciais.