Universo Contábil com Elas, Conexão CRCSP e Reunião Técnica para Peritos são destaques nas atividades do CRCSP na semana

Publicado em 28/9/2019

Os profissionais da contabilidade tiveram uma semana repleta de muito conhecimento e atualização. De 23 a 28 de setembro, o CRCSP promoveu atividades em todas as regiões do Estado, voltadas a públicos de diversos segmentos. Entre os destaques, estão o “Universo Contábil com Elas”, com palestras ministradas por especialistas do gênero feminino, a Reunião Técnica para Peritos, realizada em parceria com a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp) e duas edições da Conexão CRCSP, com transmissões ao vivo para 38 cidades.

Confira o resumo da semana:

A semana começou com duas atividades na segunda-feira, 23, no Centro e na Zona Leste de São Paulo. Na sede do CRCSP, os profissionais assistiram à palestra “Planejamento Tributário – Gestão Contábil de Tributos com Análise Comparativa para Otimização dos Resultados da Empresa”, com o especialista Alexandre Evaristo Pinto. O conselheiro do CRCSP Takeru Horikoshi realizou a abertura da palestra, que contou com a presença do 2º vice-presidente da Apejesp, Carlos Augusto Santana Mangini.

Os profissionais da Zona Leste participaram de mais uma edição do Universo Contábil com Elas, realizada no campus Tatuapé da UniDrummond. A atividade é realizada pela Comissão CRCSP Mulher e destaca a presença de mulheres que são referências em suas áreas de atuação. As palestrantes foram a diretora do Sindicato das Empresas Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) Neusa Prone Teixeira da Silva, a mestre Gisleise Nogueira de Aguiar e a psicóloga Maria de Lurdes Zamora Damião. A atividade foi coordenada pelas conselheiras e integrantes da Comissão CRCSP Mulher Rosângela Maria da Costa Menezes e Selma do Carmo Ribeiro.

Na terça-feira, 24, o CRCSP promoveu mais um Universo Contábil com Elas, três atividades para alunos e duas edições da Conexão CRCSP, transmitidas ao vivo para profissionais de diversas regiões do Estado.

O Universo Contábil com Elas foi organizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu (ACIMG) e teve como palestrantes a vice-coordenadora da Comissão CRCSP Mulher, Priscila Cristina Provazi, e a mestre Gisleise Nogueira de Aguiar. O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Aparecido Maion, e a delegada do CRCSP em Mogi Guaçu, Ivonete Aparecida Alves, realizaram a abertura da atividade.

Com transmissão ao vivo para 38 cidades, o CRCSP realizou em sua sede duas edições da Conexão CRCSP, sobre os temas “Perícia Contábil: Mercado em Expansão – Normas e Procedimentos”, ministrado pelos conselheiros Marcelo de Almeida Prado e Suely Gualano Bossa Serrati, e “Cálculos: Gestão de Custos – Casos Práticos”, com o mestre Waldir Antonio Gobbi Augusto e a conselheira e integrante da Academia Paulista de Contabilidade (APC) Angela Zechinelli Alonso.

As atividades foram transmitidas para as cidades de Americana, Araras, Avaré, Bariri, Batatais, Campinas, Cubatão, Guarulhos, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Itararé, Itu, Jales, José Bonifácio, Jundiaí, Leme, Limeira, Lorena, Mococa, Mogi das Cruzes, Osasco, Osvaldo Cruz, Paraguaçu Paulista, Paulínia, Piracicaba, Pirassununga, Poá, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São Vicente, Sertãozinho, Sorocaba e Teodoro Sampaio.

As atividades para alunos foram realizadas em São Paulo, São José do Rio Preto e São José dos Campos. A palestra “Orientações aos Futuros Contadores sobre a Carreira e a Profissão” foi apresentada no auditório da Universidade São Judas Tadeu, campus Butantã, pelos conselheiros Caio Martins dos Santos e Flávia Augusto, no Centro Universitário de Rio Preto (Unirp) pelo conselheiro Márcio Lério da Silva e pelo delegado regional de São José do Rio Preto, Acácio Roberto de Mello, e na Faculdade Anhanguera de São José dos Campos, pela delegada regional do Conselho na cidade, Vera Lúcia dos Santos.

O CRCSP realizou mais cinco atividades na quarta-feira, 25, nas cidades de Jacareí, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto e São Paulo.

Foram duas atividades na sede do CRCSP, sobre os temas “Inglês Aplicado às Demonstrações Contábeis”, com o economista e professor de inglês Roberto Ewald Witte e coordenação do conselheiro do CRCSP Caio Martins dos Santos e “Retenções de INSS PJ x EFD Reinf Versão 2.1”, palestra apresentada pelo consultor José Joaquim Filho e pelo conselheiro Sérgio Januário de Freitas.

Para falar sobre a “Utilização das Demonstrações Financeiras para a Gestão Empresarial”, o CRCSP levou a São Bernardo do Campo o mestre Waldir Antonio Gobbi Augusto. A palestra foi realizada no auditório da Faculdade Anhanguera e o delegado regional do CRCSP em São Bernardo do Campo, Odilon Luiz de Oliveira Júnior, representou o Conselho.

“Contabilidade Rural: Abordagem sobre Enquadramentos Societários e Regimes Tributários Aplicados ao Agronegócio” foi o tema apresentado em São José do Rio Preto, na sede da Associação das Entidades Industriais, Comerciais e Contábeis (Assosind). O palestrante foi o especialista Adilson Aparecido Lanconi e o delegado regional em São José do Rio Preto, Acácio Roberto de Mello, representou o CRCSP.

O conselheiro Luiz Cláudio da Costa apresentou a palestra “Carreira - Auditoria” aos alunos de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera de Jacareí, no campus da instituição de ensino.

Na quinta-feira, 26, o CRCSP realizou mais três atividades. Em Bebedouro, ocorreu mais uma edição do Universo Contábil com Elas, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Bebedouro (Aciab). As palestrantes foram a conselheira Rosângela Maria da Costa Menezes, a diretora do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) Celina Coutinho, a MBA em Gestão Empresarial Gláucia Nazareth Ferreira, e a terapeuta Patrícia Barbosa da Silva, com moderação da diretora do Sindicato dos Contabilistas de Araraquara (Sincoar) Maria Regina Fonari Moura. As delegadas do CRCSP em Bebedouro, Irene Maria Marangoni Mignolo, e em Ibitinga, Francine de Oliveira Ciscone Pascoal, realizaram a abertura do Universo Contábil.

Em Poá, a palestra foi realizada na sede da Associação Comercial e Industrial e tratou sobre “Demonstrações Contábeis – Incluindo Notas Explicativas”. O tema foi ministrado pelo mestre em Controladoria Frederico Otávio Sirotheau Cavalcante e o delegado do CRCSP em Poá, Marcelo Renzi Rossi, coordenou a atividade.

Em Serra Negra, a palestra foi apresentada na 147ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP). O especialista em Controladoria Marcos Antonio Pelizer falou aos presentes sobre “Substituição Tributária do ICMS”. A abertura da palestra foi realizada pelo delegado do CRCSP em Serra Negra, Ricardo Satorelli.

Na sexta-feira, 27, os profissionais de São Paulo, Catanduva e Ribeirão Preto participaram de mais três atividades do CRCSP.

Em Ribeirão Preto, o CRCSP realizou o seminário “Tópicos Especiais das Demonstrações Contábeis: DRE, DRA, DMPL, DLPA e Notas Explicativas”, no anfiteatro do Centro Universitário Estácio. O palestrante foi o doutor em Controladoria e Contabilidade Álvaro Augusto Ricardino Filho e o delegado de Sertãozinho, Rodrigo José Alves, representou o CRCSP.

Os profissionais de Catanduva atualizaram seus conhecimentos sobre “Créditos Tributários – ICMS, IPI, Cofins e PIS”. A palestra foi apresentada pelo consultor Antonio Fernando Coelho no Instituto Municipal de Ensino Superior (IMES) e o delegado do CRCSP em Olímpia, Marco Aurélio Fachin, representou a Entidade.

E na sede do CRCSP, aconteceu mais uma edição da Reunião Técnica para Profissionais da Área de Perícia, sobre o tema “Recuperação Judicial – Importância dos Trabalhos Técnicos sob a Ótica Jurídica”. O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, e o presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Paschoal Rizzi Naddeo, realizaram a abertura da reunião e os conselheiros Marcelo de Almeida Prado e Suely Gualano Bossa Serrati apresentaram os palestrantes: o perito Eduardo Donizete Boniolo e o advogado especialista em Recuperação Judicial Alexandre Mendes. Também participaram da Reunião Técnica o diretor Financeiro do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Sergio Prado de Mello, o 2º vice-presidente da Apejesp, Carlos Augusto Santana Mangini, e o presidente do Conselho Deliberativo da Associação, José Vanderlei Masson dos Santos.

No sábado, o CRCSP realizou no Senac de Sorocaba o seminário “Tópicos Especiais das Demonstrações Contábeis: DRE, DRA, DMPL, DLPA e Notas Explicativas”. O tema foi ministrado pelo mestre em Ciências Contábeis Levi Gimenes e o delegado regional do CRCSP em Sorocaba, Fernando Nunes de Lima, coordenou a atividade.