Atividades do CRCSP: de segunda a sábado

Publicado em 5/10/2019

As atividades de Educação Profissional Continuada do CRCSP oferecidas aos profissionais registrados acontecem todos os dias da semana, na capital de São Paulo e cidades do interior. Confira o que aconteceu na semana de 30 de setembro a 5 de outubro de 2019.

Na segunda-feira, 30, os profissionais da contabilidade de Taboão da Serra assistiram à palestra “PMEs: Apresentação das Demonstrações Contábeis e Notas Explicativas”. O evento aconteceu na Faculdade Anhanguera da cidade e o palestrante foi o mestre em Ciências Contábeis Levi Gomes. O delegado do CRCSP em Taboão da Serra, Robson Aureliano de Lima, coordenou a palestra.

Nesse mesmo dia, os estudantes do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado), de Bauru, receberam a conselheira do CRCSP, Flávia Augusto, que ministrou a palestra “Carreira: Auditoria”. O delegado regional do CRCSP na cidade, Paulo Roberto Martinello, apresentou a palestrante.

Na quarta-feira, 2 de outubro, foi a vez de Osasco recepcionar o contador e advogado José Carlos Carota no Centro Universitário Fieo (Unifieo) – campus da Vila Yara. Ele falou sobre “Direito Tributário Aplicado à Contabilidade”. O delegado regional do CRCSP em Osasco, José Augusto Corchog de Vasconcelos, coordenou o evento.

Na quinta-feira, 3, a Morada do Contabilista de Araraquara foi o local do seminário “Terceiro Setor: Gestão e Contabilidade das Entidades”. O delegado regional do CRCSP em Araraquara, Benedito Salvador Carlos, e o conselheiro Mariano Amádio organizaram a atividade. Os palestrantes foram o especialista em Controladoria e Finanças, Fernando César Rinaldi, a mestra em Administração, Francisca Cândida Candeias de Moraes, e o conselheiro do CRCSP, José Augusto Picão.

Na sexta-feira, a sede do CRCSP foi palco do “Encontro com Profissionais da Área Acadêmica”. O autor do livro Planejamento Estratégico Digital, Felipe Morais, abriu a atividade falando sobre “Transformação Digital”. A doutora em Educação Carlina Cavalcanti discorreu sobre “Metodologias Inov-Ativas na Educação”. O conselheiro do CRCSP Alexandre Sanches Garcia falou sobre “Influência dos Conteúdos nos Resultados do Exame de Suficiência”. O professor do Departamento de Contabilidade e Atuarial da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Juliano Augusto Orsi de Araújo, e o mestre em Ciências Contábeis, Marcus Vinícius Moreira Zittei, foram os autores da palestra “Avaliações Externas e seus Impactos: Enade x Exame de Suficiência”. A palestra “Tendências e Desafios do Ensino e Pesquisa na Educação Superior” foi proferida pelo pós-doutor em Ciências Contábeis Fernando Almeida dos Santos. Encerrando a atividade os vice-presidentes do CRCSP José Donizete Valentina (Administração e Finanças) e João Carlos Castilho Garcia (Desenvolvimento Profissional) e os conselheiros Angela Zechinelli Alonso, Flávia Augusto, Caio Martins dos Santos, Wander Pinto e Mariano Amádio falaram sobre “Projetos e Parcerias do CRCSP com a Área Acadêmica (Docentes e Futuros Profissionais) Nacional (Academia Paulista de Contabilidade) e Internacional (IMA)”.

O sábado, 5, foi dia da Maratona Contábil, realizada na Zona Sul da capital paulista, na Universidade São Judas, bairro Santo Amaro. Profissionais da contabilidade, especialistas, conselheiros e delegados do CRCSP disseram presente e puderam aprender com temas como “Auditoria nas PMEs”; “Demonstrações Contábeis, Incluindo Notas Explicativas”; “Terceiro Setor: Demonstrações Contábeis Obrigatórias”; “Perícia Tributária: um Caso Prático Referente ao ICMS”; “O Profissional da Contabilidade no Processo de Controles Internos nas Entidades do Terceiro Setor”; “Receitas de Contratos com Clientes”; “Planejamento Tributário: Aspectos Contábeis e Fiscais”; “Demonstrações Contábeis: Pontos de Atenção na Contabilidade e na Gestão Tributária”; “Perícia Financeira”; “A Qualidade do Laudo Pericial Contábil e sua Utilidade na Decisão dos Magistrados”; “Tributos sobre o Lucro NBC TG 32 (R4) e Incerteza sobre Tratamento Diferenciado sobre o Lucro ITG 22”; “Inglês Aplicado às Demonstrações Contábeis”; “Direito Aplicado à Contabilidade” e “Cruzamento Tributário dos Lançamentos Fiscais no Complexo Sped”.

As palestras foram proferidas pelos especialistas: auditor independente Antônio Cocurullo; mestre em Ciências Contábeis Levi Gimenes; auditor registrado no Cnai Elias da Silveira Cerqueira; mestre em Ciências Contábeis Fabiana Cristian de Paula Scandiuzzi Borba Franco; especialista em entidades do Terceiro Setor Jair Gomes de Araújo; contador e advogado Alexandre Evaristo Pinto; perito judicial Marcelo de Almeida Prado; conselheira do CRCSP Suely Gualano Bossa Serrati; perito judicial Paulo Cordeiro de Mello; professor de Língua Inglesa Roberto Ewald Witte; mestre em Contabilidade Sérgio Alexandre de Souza; contador e advogado José Carlos Carotta; mestre em Administração Francisca Cândida Candeias de Moraes; pós-graduado em Contabilidade Avançada.

Coordenaram as palestras, os conselheiros do CRCSP Márcio Lério da Silva, João Edison Demeo, Suely Gualano Bossa Serrati, Carlos Alberto Vieira, Paulo Roberto Martinello Júnior, Marcelo Viaro Berloffa, Mariano Amádio, Bruno Roberto Kalkevicius, Breno Acimar Pacheco Correa, Caio Martins dos Santos.

Também participaram da coordenação da Maratona Contábil os delegados regionais do CRCSP em Sorocaba, Fernando Nunes de Lima; em Guarulhos, Raphael Guelfi Troiano, e em Campinas, Lílian Ricci Ghizzi.