Seminários, palestras, visitas na semana do CRCSP

Publicado em 11/10/2019

“Tributos sobre o Lucro - NBC TG 32 (R4) - e Incerteza sobre Tratamento de Tributos sobre o Lucro - ITG 22” foi o tema do seminário que o mestre em Contabilidade Sérgio Alexandre da Silva fez para os profissionais da contabilidade de Taubaté, no dia 9 de outubro de 2019. A atividade, realizada na Universidade de Taubaté (Unitau), foi supervisionada pelo delegado do CRCSP na cidade, Adílson Ronconi de Oliveira.

O contador e advogado Rogério Bezerra de Ramos foi o palestrante, também no dia 9 de outubro, que discorreu sobre “ICPC 22: Provisões 2019, Incertezas Judiciais na Contabilidade”. O conselheiro do CRCSP Adilvo Pinheiro de Oliveira França Júnior apresentou a palestra, realizada na sede do Conselho, em São Paulo.

Em Lins, a conselheira do CRCSP Flávia Augusto conversou com os estudantes do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (Unisalesiano) sobre “Orientação aos Futuros Contadores sobre a Carreira e a Profissão”. A atividade, realizada em 9 de outubro, foi acompanhada pelo delegado do CRCSP em Lins, José Luiz Requena.

Os conselheiros do CRCSP Jairo Balderrama Pinto e Takeru Horikoshi receberam os estudantes das Faculdades Integradas Campos Sales, de São Paulo, e do Centro Universitário (Unifafibe), de Bebedouro, que vieram conhecer o Conselho, no dia 9 de outubro. Os professores Manuel dos Santos Leitão e Júlio César Bellingieri acompanhavam os estudantes.

No dia 10 de outubro, a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos recebeu a edição do Universo Contábil com Elas, atividade aberta para todos os gêneros, mas realizada apenas por mulheres. A palestra “Demonstrações Contábeis: Pontos de Atenção na Contabilidade e na Gestão Tributária” foi feita pela contadora Gláucia Nazareth Ferreira, pela professora universitária Lílian Carla de Souza, pelas conselheiras do CRCSP Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva e Selma do Carmo Ferreira e a colaboradora da Comissão CRCSP Mulher Celina Coutinho. O delegado regional do CRCSP em Guarulhos Raphael Guelfi Troiano representou o Conselho na atividade.

Também em 10 de outubro, Ribeirão Preto recebeu, na Casa do Contabilista, a palestra “NBCTG 06 (R3) e IFRS 16 - Operações de Arrendamento Mercantil (Leasing)”, feita pelo mestre em Contabilidade Internacional Nabil Ahmad Mourad. O delegado regional do CRCSP em Ribeirão Preto, Walter Assis da Cunha, supervisionou a atividade.

“Cruzamentos Tributários dos Lançamentos Fiscais no Complexo Sped” foi o tema da palestra ministrada pelo contador José Sérgio Fernandes de Mattos para os profissionais de Rio Claro, no dia 10 de outubro. A atividade foi acompanhada pelo delegado do CRCSP na cidade, Silvino José Hummel.

Em Sorocaba, “NBCTG 06 (R3) e IFRS 16 - Operações de Arrendamento Mercantil (Leasing)”, também em 10 de outubro, foi a palestra realizada pelo contador Elias da Silveira Cerqueira. O delegado regional do CRCSP em Sorocaba Fernando Nunes de Lima coordenou a atividade, realizada na Universidade de Sorocaba (Uniso).

Em Salto, em 10 de outubro, o delegado do CRCSP na cidade, Lairton Willan Ribeiro, recebeu os profissionais da contabilidade para a palestra “Principais Aspectos da Reforma da Previdência e seus Impactos”, ministrada pela advogada Valéria de Souza Telles. A atividade foi realizada no Centro de Educação e Cultura (CEC).

O contador Pedro Augusto de Mello falou sobre “Governança nas Organizações Contábeis - Foco nas PMEs de Auditoria e Contabilidade”, no Encontro com Acadêmicos promovido pelo CRCSP e Academia Paulista de Contabilidade (APC), em 10 de outubro, na sede do Conselho. O presidente e o 2º tesoureiro da APC, respectivamente, Domingos Orestes Chiomento e Irineu De Mula, e o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Manoel de Oliveira Maia, estavam presentes.

Na Reunião Técnica do Grupo IFRS, realizada em 10 de outubro, a palestra foi sobre “Gestão Contábil - Ativo Imobilizado - Avaliação e Contabilização”, realizada na sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP). O palestrante foi o mestre em Ciências Contábeis Levi Gimenes. O conselheiro do CRCSP Marcelo de Almeida Prado representou o Conselho na atividade.

“Novo Regulamento de Imposto de Renda” foi o tema da atividade para estudantes realizada pelo conselheiro do CRCSP Adriano Gilioli. A atividade, acompanhada pelo delegado regional em Guarulhos Raphael Guelfi Troiano aconteceu no Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (FIG-Unimesp).

E, para encerrar a semana, no dia 11 de outubro, o CRCSP recebeu a visita dos estudantes de três instituições de ensino superior: União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago), de São José do Rio Preto, Faculdade São Luís, de Jaboticabal, e Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara (Faesb), de Tatuí. As turmas vieram acompanhadas pelos professores Emerson Rogério de Souza, Cássio Noeme Risk e Carla Gomes da Silva Zacarias. Os conselheiros do CRCSP Heloísa de Castro Alves de Souza e Sérgio Januário de Freitas recepcionaram os futuros profissionais da contabilidade e acompanharam a visita.