Semana tem transmissão ao vivo, seminários das áreas Pública e do Terceiro Setor e Reunião Técnica de Perícia com sorteio de inscrição na CONVECON

Publicado em 18/10/2019

A semana do CRCSP foi repleta de conhecimento e atualização de 14 a 18 de outubro de 2019. Foram palestras, seminários, oficinas e reuniões técnicas para profissionais de diversas regiões do estado e voltadas a diferentes segmentos da contabilidade. Confira o resumo:

A semana começou com atividades em São Paulo e São José dos Campos, na segunda-feira, 14.

Na sede do CRCSP, os profissionais participaram da oficina “Monitoramento de Licitações”, ministrada pelo especialista em Administração Pública Alexandre Di Pietra, pelo profissional presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da Subseção Osasco da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo (OAB-SP), Cláudio Ramos da Silva, pelo presidente do Observatório Social do Brasil – São Paulo (OSB-SP), Paulo de Oliveira Abrahão, e pela coordenadora de Projetos do Observatório, Lettícia Rey. O vice-diretor Financeiro do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, participou da atividade.

Em São José dos Campos, o CRCSP promoveu o seminário “Tópicos Especiais das Demonstrações Contábeis: DRE, DRA, DMPL, DLPA e Notas Explicativas”, na sede da Associação das Empresas Contábeis de São José dos Campos (Assecon). O palestrante foi o mestre Nabil Ahmad Mourad e a delegada regional em São José dos Campos, Vera Lúcia Santos, representou o CRCSP.

A terça-feira foi dia de atualização para os profissionais das cidades de São Paulo, Campinas e Piraju.

Na capital paulista ocorreu a palestra “Orçamento Empresarial é uma Forma Eficiente de Alocação de Recursos? - Benefícios Advindos do Orçamento Base Zero e do Gerenciamento Matricial de Despesas”. A atividade foi apresentada na sede do CRCSP pelo professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) Paschoal Tadeu Russo. O conselheiro Sérgio Januário de Freitas realizou a abertura da palestra.

Em Campinas, ocorreu o seminário “Contabilidade Aplicada ao Setor Público”, com os painéis “As Novas Normas Aprovadas pelo CFC – Estrutura Conceitual”, “Implantação do Sistema de Custos”, “Implantação e Funcionamento do Controle Interno”, e “Transparência das Informações Contábeis”. Os palestrantes foram os especialistas Alexandre Di Pietra, Francisca Cândida Candeias de Moraes, Paulo Roberto Falcão, Roberto de Oliveira Júnior e o conselheiro do CRCSP Valmir Leôncio da Silva. O conselheiro Breno Acimar Pacheco Correa e a delegada regional em Campinas, Lílian Ricci Ghizzi, também participaram da atividade.

"Reforma Trabalhista - Principais Aspectos e Impactos" foi o tema apresentado em Piraju, no auditório da Associação Comercial e Industrial. O palestrante foi Mário Aparecido Hessel e o delegado do CRCSP em Piraju, René Augusto Spinardi, coordenou a atividade.

Na quarta-feira, 16, o CRCSP realizou atividades em mais seis cidades: São Paulo, Bauru, Registro, São Vicente, Suzano e Ubatuba.

Os profissionais da capital assistiram na sede do CRCSP à palestra “Proteja Melhor seus Negócios com o Uso de Covenants em Contratos e a Presença deste Artifício nas Demonstrações Contábeis”, com a professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) Elubian de Moraes Sanchez. O conselheiro João Edison Deméo representou o Conselho na atividade.

Os aspectos fiscais do ICMS e a exclusão do imposto na base de cálculo do PIS e Cofins foram alguns dos temas do Universo Contábil com Elas em Bauru. A atividade, ministrada por mulheres que são referências em suas áreas de atuação, foi realizada na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Bauru e teve como palestrantes a instrutora Lílian Carla da Silva e as conselheiras do CRCSP Rosângela Maria da Costa Menezes e Selma do Carmo Ribeiro. O delegado regional do CRCSP em Bauru, Paulo Roberto Martinello, e a diretora regional do Sescon-SP em Lins, Silvana Takada de Abreu, participaram da atividade.

Em Registro, o CRCSP realizou a palestra “Direito Tributário Aplicado à Contabilidade”, na sede da Associação dos Contadores do Vale do Ribeira. O delegado do CRCSP em Registro, Sandro Sakae Yamada, coordenou a palestra, apresentada pelo especialista Rodrigo Alexandre Lázaro Pinto.

Na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de São Vicente (Aciesv), o mestre Levi Gimenes ministrou o seminário “Tópicos Especiais das Demonstrações Contábeis: DRE, DRA, DMPL, DLPA e Notas Explicativas”, sob a coordenação da delegada do CRCSP na cidade, Maria Cristina Pereira de Araújo.

O tema “Cruzamentos Tributários dos Lançamentos Fiscais no Complexo Sped” foi apresentado na sede da Associação Comercial de Suzano pelo especialista José Sérgio Fernandes de Mattos. O delegado do Conselho em Suzano, Régis Beraldinelle Renzi, realizou a abertura da atividade.

“Planejamento Tributário com Foco no Comércio e Hotelaria” foi o tema apresentado em Ubatuba, na sede da Associação Comercial. O delegado do CRCSP na cidade, Walter dos Santos Júnior, realizou a abertura da palestra, ministrada pelo consultor Walter Luiz Quaglio.

Profissionais de diversas regiões do Estado estiveram conectados na quinta-feira. Com o tema “Planejamento Tributário: Aspectos Contábeis e Fiscais”, a Conexão CRCSP foi realizada na sede do Conselho e transmitida ao vivo para 58 cidades. O palestrante foi o doutor José Carlos Carota e a conselheira Rosângela Maria da Costa Menezes fez a abertura da palestra. Estiveram presentes o delegado regional em Ribeirão Preto, Walter Assis da Cunha, a diretora do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) Celina Coutinho e a presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto e Região (Aescon-RP), Ana Lúcia Corsino Picão.

A atividade foi exibida nas cidades de Americana, Araçatuba, Araras, Assis, Avaré, Bariri, Barretos, Batatais, Birigui, Bragança Paulista, Campinas, Catanduva, Cubatão, Dracena, Fernandópolis, Garça, Guaratinguetá, Guarujá, Guarulhos, Itapetininga, Itápolis, Itaquaquecetuba, Itatiba, Itu, Jacareí, Jaú, Jundiaí, Leme, Limeira, Lins, Marília, Matão, Mococa, Mogi Guaçu, Osasco, Osvaldo Cruz, Paraguaçu Paulista, Paulínia, Pereira Barreto, Piracicaba, Pirassununga, Poá, Presidente Prudente, Rancharia, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santos, São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo São Manuel, São Roque, São Vicente, Sorocaba, Tambaú, Taubaté e Teodoro Sampaio.

Também na quinta-feira, ocorreram os seminários “Contabilidade Aplicada ao Setor Público” e “Terceiro Setor: Gestão e Contabilidade das Entidades”, respectivamente nas cidades Lorena e São Bernardo do Campo.

O seminário em Lorena foi realizado no Centro Universitário Salesiano e abordou os temas “As Novas Normas Aprovadas pelo CFC – Estrutura Conceitual”, “Implantação do Sistema de Custos”, “Implantação e Funcionamento do Controle Interno”, e “Transparência das Informações Contábeis”. Os palestrantes foram os especialistas Alexandre Di Pietra, Paulo Roberto Falcão e Roberto de Oliveira Júnior. O conselheiro Breno Acimar Pacheco Correa e a delegada do CRCSP em Lorena, Gisele Santiago de Almeida estavam representando a entidade.

Em São Bernardo do Campo, o seminário do Terceiro Setor ocorreu na Faculdade Anhanguera e abordou os temas “Relacionamento entre Gestores e Contadores nas OSCs”, “Controles Internos”, “Contabilidade de Acordo com o Marco das Organizações da Sociedade Civil” e “Elaboração do Plano de Contas”. O presidente do IPC, Gildo Freire de Araújo, e os especialistas Francisca Cândida Candeias de Moraes e José Alberto Tozzi foram os palestrantes da atividade, que contou ainda com homenagens aos profissionais com mais tempo de registro ativo no Conselho. Os homenageados foram Álvaro de Azevedo Marques Júnior, José Moreira Milare, o ex-delegado do CRCSP Odilon Luiz de Oliveira e a organização contábil Cruzeiro, recebida pelo representante Thiago Zanini. Os homenageados receberam diplomas de mérito, entregues pelo delegado regional em São Bernardo do Campo, Odilon Luiz de Oliveira Júnior, e pelo vice-diretor Cultural do Sindcont-SP, Nobuya Yomura.

E encerrando a semana, ocorreu na sede do CRCSP mais uma edição da Reunião Técnica para Peritos Contábeis, sobre o tema “A Perícia Contábil na Liquidação de Sentença”. A atividade é uma realização conjunta com a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp) e teve como palestrantes os professores da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) Adriana Cristina Pino Volejnik, Alessandra Ribas Secco e Emerson Nogueira Sales.

Os conselheiros Marcelo de Almeida Prado e Suely Gualano Bossa Serrati fizeram a mediação da reunião técnica, que contou também com a presença do 2º vice-presidente da Apejesp, Carlos Augusto Santana Mangini. Ao final da apresentação, os conselheiros fizeram sorteio de brindes, livros e de uma inscrição para a 26ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON). Os prêmios foram concedidos pela Apejesp, que sorteou outras duas inscrições para a 26ª CONVECON em atividades anteriores.