“Imediatismo e Pluralidade” é a exposição de Chico Tupynambá no CRCSP

Publicado em 24/10/2019

O engenheiro mecânico Francisco Oswaldo Tupynambá de Souza é o autor dos quadros que compõem a exposição “Imediatismo e Pluralidade”, atualmente no Espaço Cultural CRCSP, na sede do Conselho em São Paulo.

A exposição foi inaugurada na noite de 24 de outubro de 2019 com a presença do pintor e da vice-presidente de Registro Cibele Pereira Costa e do coordenador da Comissão Cultural do CRCSP, conselheiro João Edison Deméo. O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Antônio Eugênio Cecchinato, também estava presente.

Chico Tupynambá, como o artista é mais conhecido, começou a pintar muito cedo e hoje tem uma produção de cerca de 1.000 quadros. “Sempre gostei muito das obras de Picasso e de outros grandes pintores”, contou Chico, “e desde os 14 anos pinto por uma necessidade interna.”

Para o crítico de Arte e presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo, Emanuel von Lauenstein Massarani, “as alusões oníricas e surreais constituem uma chave de leitura importante para compreender o percurso desenvolvido por Chico Tupynambá, no momento do seu inputartístico, do conceito à realização de suas obras, que se tornam teatro de ilimitadas interpretações e de inúmeras bagagens iconográficas.”

A exposição “Imediatismo e Pluralidade” permanece no Espaço Cultural CRCSP até o dia 22 de novembro de 2019. As visitações são gratuitas e podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

As exposições do CRCSP são realizadas mensalmente, em conjunto com o IPH. Na noite de abertura, há a arrecadação de alimentos não perecíveis, que são doados para entidades assistenciais.