Começa a 26ª CONVECON, com a presença de três mil pessoas

Publicado em 4/11/2019

Começava a anoitecer em 4 de novembro de 2019, quando a presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, abriu a 26ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON) no Expo Center Norte, na Zona Norte da capital paulista.

Ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Guarda Civil Metropolitana, a abertura aconteceu em 4 de novembro de 2019; o maior evento da Contabilidade paulista deste ano acontece até o dia 6 de novembro de 2019.

O início da cerimônia foi marcado pela homenagem prestada à Comissão Organizadora da 26ª CONVECON à presidente do CRCSP e presidente da Comissão Organizadora, Marcia Ruiz Alcazar. A presidente do CRCSP também entregou um certificado para o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), realizador do evento, Gildo Freire de Araújo; aos presidentes das Entidades Contábeis de São Paulo, organizadoras do evento: Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Manoel de Oliveira Maia; Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, Antonio Eugênio Cecchinato; Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresa de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Reynaldo Pereira Lima Júnior; Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) – 5ª Região, Carlos Augusto Pires; Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Paschoal Rizzi Naddeo e Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento.

Medalha Hilário Franco

Como acontece nas edições das Convenções de Contabilidade, a entrega da Medalha Hilário Franco é destinada a agraciar o profissional da contabilidade que se distinguiu na doutrina e pesquisa da Ciência Contábil ou que tenha defendido, com distinção, dissertação de mestrado ou tese de doutorado em instituições de pesquisa ou área do ensino contábil ou com a autoria de obras literárias na esfera da Contabilidade.

Neste ano, o homenageado foi o Professor Doutor Ariovaldo dos Santos. Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), ele recebeu a medalha da presidente Marcia.

Emocionado, o homenageado disse que “receber a medalha que tem como patrono o Professor Hilário Franco é uma grande honra. É também uma grande responsabilidade estar no rol dos ganhadores desta medalha, como os professores Eliseu Martins, Sérgio Iudícibus e Nelson Carvalho.”

Em nome das Entidades Contábeis, o presidente do Sescon-SP e Aescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Júnior, disse que era uma honra representar os órgãos representativos da Contabilidade de São Paulo. ”Vocês”, disse o presidente Reynaldo, dirigindo-se à plateia, “terão três dias de aprendizado, um desafio de alta performance, que darão frutos, trazendo oportunidades e troca de experiência.”

Em seguida, falou a vereadora da cidade de São Paulo, Edir Sales (PSD). Ela parabenizou as entidades que organizaram a 26ª CONVECON, “dedicada a estes importantes profissionais da contabilidade, que são a viga mestra das empresas públicas e privadas.”

O deputado do Estado de São Paulo, Itamar Borges (MDB) também falou da importância do evento. “Esta Convenção está em consonância com a Contabilidade mundial. Estive em um evento contábil no Canadá e lá, como aqui, discute-se a tecnologia e a inovação da Contabilidade.”

Momento da Contabilidade disruptiva e humana

A presidente Marcia, ao se dirigir às autoridades presente e aos convencionais, disse que “chegou a hora de sentirmos e vivermos esta maravilhosa experiência da Tecnologia e da inovação. Nós, cientistas contábeis, precisamos assumir um novo papel na sociedade, alinhados com esse universo tecnológico.”

Marcia lembrou que “o profissional da contabilidade é a alma dos empreendimentos de todos os tipos e tamanhos e nossas informações são fundamentais para a tomada de decisões assertivas. Por isso, não é exagero dizer que a contabilidade pode salvar o mundo!”

Medalha Pedro Pedreschi

A presidente Marcia, em seguida à sua fala, entregou a Medalha Pedro Pedreschi ao presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda. A medalha homenageia profissionais da contabilidade que se distinguem na militância da profissão contábil, por liderança da classe.

O presidente Zulmir disse do seu orgulho pelo trabalho desenvolvido pelo CRCSP, “que busca o aprimoramento contínuo e também por São Paulo, celeiro de grandes e renomados profissionais.”

“Receber a Medalha Pedro Pedreschi”, disse Zulmir, “me traz a certeza de que estou no caminho certo, trabalhando pela ética e compromisso com a classe contábil.”

Autoridades presentes

Estavam presentes na abertura da 26ª CONVECON os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade: Tiago Rosella Dell’Agnolo (Acre); Manoel Carlos de Oliveira Júnior (Amazonas); Roberto Schulze (Espírito Santo); Ticiane Lima dos Santos (Pará); Waldir Ladeira (Rio de Janeiro); Joelso Tavares de Andrade (Rondônia); Palmira Leão de Souza (Roraima); Marcello Alexandre Seemann (Santa Catarina). Dos CRCs, também estavam presentes os vice-presidentes Mateus Calegari (Acre); Daniel Fernandes (Distrito Federal); Suely Maria Marques (Minas Gerais) e o conselheiro Djalma Silva Arantes de Ávila (Goiás).

Compareceram ainda os presidentes do CRCSP: Célia Regina de Castro (gestão 1994); José Serafim Abrantes (gestão 1994-1995); Irineu De Mula (gestão 1998-1999); Victor Domingos Galloro (gestão 2000-2001); Pedro Ernesto Fabri (gestão 2002-2003); Luiz Antônio Balaminut (gestão 2006-2007); Sergio Prado de Mello (gestão 2008-2009); Claudio Avelino Mac-Knight Filippi (gestão 2014-2015).

Também presentes o presidente da OAB-SP, Caio Augusto Silva dos Santos; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, Adeildo Osório; a diretora Operacional da Fundação Brasileira de Contabilidade, Sandra Elvira Gomes Santiago; o presidente do CFC, gestão 2010-2013, Juarez Domingues Carneiro; o vice-presidente Administrativo do CFC, Sérgio Faraco; o presidente do Ibracon, Francisco Sant’Ana; o presidente do Conselho Administrativo do Ibracon, Eduardo Pocetti; o presidente da Anefac, Milton Toledo; a presidente regional da Anefac, Marta Pelúcio; o diretor de Normas Técnicas Internacionais da Anefac, Márcio Silva; o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alfredo Cutait; o vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, Márcio Massao Shimomoto.

Compareceram ainda o presidente da Associação dos Contadores Municipais de São Paulo, Francisco Ernane Ramalho Gomes; o presidente da Associação Contábil de Jundiaí, Danilo Galvão Acerbi; o presidente do Sescon-Campinas, Rodrigo Gonzales; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Fé do Sul, Antônio Odival Martins; os presidentes dos Sindicato dos Contabilistas: Eduardo Bonifácio Martins (Araraquara e Região); Marcos Mazziero (Bauru); André Messias (Piracicaba).