CRCSP sedia 2º Seminário LiderAção da Prefeitura de São Paulo

Publicado em 8/11/2019

Em 8 de novembro de 2019, ocorreu na sede do CRCSP a 2ª edição do Seminário “LiderAção”, evento promovido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo para capacitar representantes do Terceiro Setor sobre questões relacionadas à contabilidade e gestão das entidades sem fins lucrativos.

A abertura do seminário foi realizada pelas secretárias municipais de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Maria Gianella, de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Pereira Cardoso de Sá Barabinot, e a secretária-adjunta de Gestão, Cleide de Bauab Eid Bochixio.

O conselheiro do CRCSP Marcelo Roberto Monello foi um dos palestrantes e apresentou o painel “Contabilidade e Transparência Fiscal”. Ele destacou a necessidade de os gestores de entidades sem fins lucrativos darem especial atenção à prestação de contas, guardando os documentos comprobatórios de todas as despesas.

Outro ponto levantado por Monello foi sobre a elaboração do Estatuto Social. “Não adianta copiar o Estatuto Social de outras entidades. É preciso ter foco e adequá-lo à realidade da Entidade a que ele se destina”, ressaltou o conselheiro do CRCSP.

Também foram apresentados os painéis “Contextualização sobre o terceiro setor e o manual”, “Marco Regulatório” e Política de Atendimento ao Público, com os especialistas Robson de Jesus Ribeiro, Saul de Carvalho Isaias e Rafael Fialho. Ao final do seminário, a secretária especial de relações sociais da Prefeitura de São Paulo, Fátima Marques, respondeu a questionamentos do público sobre os temas apresentados.