Profissionais e estudantes participam de atividades do CRCSP durante a semana

Publicado em 14/11/2019

O CRCSP promoveu diversas atividades para profissionais e estudantes da área contábil nos dias 12 a 13 de novembro de 2019. Ocorridas na sede do Conselho e em Marília, as atividades foram um seminário para o Terceiro Setor, o Universo Contábil com Elas, uma oficina sobre monitoramento de licitações e as visitas dos alunos da Etec de Praia Grande e da Faculdade de Extrema, que vieram conhecer mais sobre a atuação do CRCSP e sobre a futura profissão.

Na terça-feira, 12, ocorreu na sede do CRCSP o seminário “Prestação de Contas e Normas Contábeis Aplicáveis às Organizações da Sociedade Civil”, atividade realizada em parceria com a Federação das Apaes do Estado de São Paulo (Feapaes-SP). O conselheiro João Edison Deméo e a presidente da Feapaes-SP, Cristiany de Castro, realizaram a abertura da atividade e os palestrantes foram o conselheiro Marcelo Roberto Monello, o diretor Secretário da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Jair Gomes de Araújo, e os especialistas Edeno Teodoro Tostes e Francisca Cândida Candeias de Moraes.

A Casa do Contabilista de Marília recebeu no dia 13 mais uma edição do Universo Contábil com elas, com palestras sobre temas contábeis e sobre a presença da mulher na área contábil. A programação incluiu os painéis “Liderança Feminina na Contabilidade” e “Reforma Trabalhista: Principais Aspectos e a Lei de Liberdade Econômica (Lei n.º 13.874/2019)”, temas apresentados pela advogada da área trabalhista Valéria de Souza Telles e pelas conselheiras do CRCSP Rosângela Maria da Costa Menezes e Vera Lúcia Vada. O delegado regional do CRCSP em Marília, Ruberlei Rocha Machado, também esteve presente e fez a abertura do seminário.

Também na quarta-feira, 13, o CRCSP realizou em Ribeirão Preto a oficina “Monitoramento de Licitações”, apresentada pelo especialista em Administração Pública Alexandre Di Pietra, na Casa do Contabilista. O conselheiro José Augusto Picão e o delegado regional do CRCSP em Ribeirão Preto, Walter Assis da Cunha, realizaram a abertura da oficina.

E a quarta-feira também foi de atividades para estudantes, com as visitas dos alunos da Etec de Praia Grande e da Faculdade de Extrema (Faex). Os alunos de Praia Grande vieram ao Conselho acompanhados pelo professor Leonardo Sitibaldi Moraes, na parte da tarde, e foram recebidos pelo conselheiro Marcio Lério da Silva. À noite, foram os estudantes de extrema que vieram conhecer a sede de seu futuro órgão de registro. Eles foram trazidos pelo professor Bruno Ricelli e foram recepcionados pelo conselheiro Wanderley Aparecido Justi Júnior.

A programação incluiu visitas monitoradas ao Centro de Memória da Contabilidade Paulista Professor Joaquim Monteiro de Carvalho, ao Espaço Cultural CRCSP, à Biblioteca Nelson Rodrigues e ao auditório, onde os visitantes assistiram à palestra “Orientações aos Futuros Contadores para a Carreira e a Profissão”, ministrada pelos conselheiros do CRCSP. Os alunos da Faex também participaram de uma atividade prática sobre o código de ética profissional do contador e sobre a atuação do CRCSP.