CFC promove a última reunião plenária de 2019 com a renovação de acordos de cooperação técnica e homenagem aos conselheiros

Publicado em 5/12/2019

A 1.058ª Reunião Plenária Ordinária, do Conselho Federal de Contabilidade, encerrou as atividades de 2019, em 5 de dezembro de 2019, com a aprovação da renovação de acordos de cooperação técnica e uma homenagem aos conselheiros de 1/3 do Plenário, que encerram os seus mandatos este ano.

“O momento é de agradecimento pela parceria nesses últimos dois anos. Buscamos a excelência por meio do aprendizado, do trabalho em equipe. Nessa caminhada, fomos passíveis de erros e, muitas vezes, recomeçamos. Somos um sistema, atuamos com transparência, ética e integridade e, tenho certeza, que todos os nossos conselheiros cumpriram suas missões com honestidade e entusiasmo”, frisou o presidente do CFC, Zulmir Breda. Os novos conselheiros, que foram eleitos em novembro, tomarão posse em janeiro de 2020.

CFC e OSB

Entre os principais destaques da reunião, foi realizada a renovação do Acordo de Cooperação entre o Conselho Federal de Contabilidade e o Observatório Social do Brasil, visando à criação e a manutenção dos Observatórios Sociais no Brasil.

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reúne o maior número de entidades representativas da sociedade civil que contribuem para a melhoria da gestão pública. Atualmente, os Observatórios Sociais estão presentes em 17 estados e em 144 cidades.

Mantido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) possui, entre os seus subprogramas, o Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais (OS) que, entre outras funções, promove a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal, a fim de propor aos governos locais a adequada transparência na gestão. “É fundamental esse trabalho realizado pelo Sistema CFC/CRCs, que incentiva os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização dos Observatórios Sociais nos municípios”, explicou o presidente.

O acordo foi assinado por Zulmir Breda e pelo conselheiro do CFC e vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças do OSB, Pedro Gabril. Segundo Gabril, os observatórios têm uma relação muito próxima com o Conselho Federal desde a sua criação. “O CFC é um dos membros fundadores dos Observatórios Sociais. O projeto realizado de natureza social, gratuita e de forma voluntária dignifica todos os que contribuem com as questões-chave do país, que são o controle dos gastos públicos, o combate à corrupção e lavagem dinheiro”, ressaltou.

Também foram renovados os acordos de cooperação técnica com a Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), o Comitê de Integração Latino Europa América (Cilea) e com a Federação Internacional de Contadores (Ifac).

Abracicon e Universidade de Illinois

Na ocasião, o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal, José Antônio de França, representando a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Cavalcante Bugarim, assinou uma parceria internacional com a Universidade de Illinois, entidade pública localizada em Illinois, nos Estados Unidos, referência mundial em negócios. O objetivo é oferecer cursos a distância aos profissionais da contabilidade já no próximo ano. Também participaram do ato de assinatura: Gerlando Lima, professor adjunto do Departamento de Contabilidade da Universidade de Illinois at Urbana Champaign; W. Brooke Elliott, chefe do Departamento de Contabilidade da Universidade de Illinois at Urbana Champaign, e Nerissa Brown, professora associada do Departamento de Contabilidade da Universidade de Illinois at Urbana Champaign.

Fonte: Comunicação CFC – Rafaella Feliciano.