Nota de repúdio ao programa Zorra Total

Publicado em 11/12/2019

O Conselho Federal de Contabilidade vem a público externar repúdio aoprograma Zorra Total, da TV Globo, exibido no último sábado (7), que, deforma desrespeitosa e debochada, depreciou a imagem do profissional dacontabilidade, no episódio “Prêmio Nem fede e Nem cheira”.

Aliás, a Rede Globo de Televisão, em outras oportunidades, em suastelenovelas ou minisséries, já apresentou cenas envolvendo a figura docontador de forma depreciativa e, inobstante as manifestações do CFC e deoutros órgãos da classe, permanece com essa prática de vilipendiar oprofissional da contabilidade.

Lamentamos que uma empresa de comunicação de massa, que operamediante concessão do Poder Público, utilize essa autorização estatal paradifamar profissionais que detêm a confiança da sociedade por agir no interessepúblico e por exercerem sua função com zelo, diligência, honestidade,seriedade, integridade e competência em todo o país.

A própria Rede Globo possui em seus quadros diversos contadorestrabalhando para a empresa e, portanto, deveria se envergonhar de difundirtais estereótipos de seus próprios funcionários.

Em “Princípios e Valores da TV Globo no Vídeo”, disponível em seu sítio nainternet, a TV Globo afirma que tem por compromisso valorizar o Brasil e seustalentos, sua origem e cultura – principais fontes de inspiração para osconteúdos que ela pesquisa, cria, produz e exibe.

Entretanto, a prática que vemos em sua programação não nos parece estaralinhada com esses princípios. Exemplo disso está estampado na edição doprograma referido, que desrespeitou uma classe contábil de mais de 520 milprofissionais, que existe no Brasil e no mundo há mais de um século, quando aTV Globo sequer pensava em existir.

Lamentamos que a Direção dessa empresa não tenha o devido zelo e acuráciana seleção e na contratação daqueles que fazem ou dirigem seus programas epermita que sejam produzidas peças de vídeo de tão baixa qualidade artística enenhuma preocupação com os princípios e valores que propaga e os queregem a sua atividade empresarial.