Emoção na solenidade dos 73 anos do CRCSP

Publicado em 13/12/2019

A solenidade em comemoração aos 73 anos de instalação do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) foi marcada por homenagens e muita emoção.

Realizada no Teatro Professor Hilário Franco, na sede do CRCSP, em 12 de dezembro de 2019, o evento contou com a presença de personalidades das áreas políticas, contábeis e de negócios.

A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, recepcionou o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Ivânio Breda, o deputado estadual Itamar Borges (MDB), a vereadora Edir Sales (PSD), ex-presidentes do CRCSP, presidentes de entidades contábeis e os conselheiros do CFC, o vice-presidente de Política Institucional, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, e Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho.

Também estavam presentes o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Manoel de Oliveira Maia; presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Francisco Antônio Maldonado Sant’Anna; presidente do Ibracon – 5ª Regional, Carlos Augusto Pires; presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Paschoal Rizzi Naddeo; vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Carlos Alberto Baptistão, representando o presidente Reynaldo Pereira Lima Júnior; presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Milton Toledo; presidente do Conselho de Administração do Ibracon, Eduardo Augusto da Rocha Pocetti; presidente da Associação dos Contadores Municipais de São Paulo, Francisco Ernane Ramalho Gomes; presidente da Trevisan Escola de Negócios, Antoninho Marmo Trevisan; presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª Região, Regina Céli Souza; conselheiro do Sindicatos dos Contabilistas de Campinas, Breno Acimar Pacheco Correia, representando o presidente Dagoberto Silvério; diretor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Nixon Vilela, representando o presidente Abram Szajman.

Saudações

O deputado Itamar Borges cumprimentou o CRCSP pelos 73 anos e disse que “nesse tempo de existência, o Conselho só cresceu e ajudou os profissionais da contabilidade”. Otimista, o deputado acredita que 2020 será um ano melhor para a economia do país e “os profissionais da contabilidade, como sempre, estarão ajudando o progresso do Brasil com seu trabalho”, finalizou.

A vereadora Edir Sales entregou para a presidente Marcia um Voto de Júbilo, endossado pela da Câmara Municipal de São Paulo, com indicação da vereadora. “O trabalho dinâmico realizado pelo CRCSP e a gestão da Marcia, um exemplo do empoderamento da mulher, merecem esta homenagem”, disse a vereadora.

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Antonio Eugenio Cecchinato, falou em nome das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo. “Nesta noite emblemática”, disse Cecchinato, “parabenizo os conselheiros do CRCSP, a presidente Marcia pela gestão brilhante e inovadora e desejo sucesso ao CRCSP”.

Homenagem

Ilustres personalidades da Contabilidade receberam a Ordem do Mérito Contábil, acompanhado de medalhas, entregues pela presidente Marcia, o conselheiro do CFC Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho e os presidentes do CRCSP Célia Regina de Castro, gestão 1994; Irineu De Mula, gestão 1998-1999; Victor Domingos Galloro, gestão 2000-2001; Sergio Prado de Mello, gestão 2008-2009; Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, gestão 2014-2015, e Gildo Freire de Araújo, gestão 2016-2017,

Os vice-presidentes José Donizete Valentina (Administração e Finanças), José Aparecido Maion (Fiscalização, Ética e Disciplina), João Carlos Castilho Garcia (Desenvolvimento Profissional) e Cibele Pereira Costa (Registro) acompanharam a entrega de medalhas.

Receberam a Medalha Ernani Calbucci Marco Túllio de Castro Vasconcelos e Sílvia Pereira de Castro Casa Nova.

A Medalha Francisco D’Áuria foi entregue para Flávia Zóbolli Dalmácio e Ivam Ricardo Peleias.

A Medalha Frederico Herrmann Júnior foi concedida para Liliane Cristina Segura e Valmor Slomski.

A Medalha Horácio Berlinck foi entregue para Henrique Formigoni e Maísa de Souza Ribeiro.

A Medalha Joaquim Monteiro de Carvalho foi concedida para Alaíde da Silva Pereira Vitorino, Cátia Campos Victer Rodrigues, Cláudia Regina Fernandes Ferreira, Cleonice Ghidolin Destri, João Miguel da Silva, José Dini Filho, José Serafim Abrantes, Josefa Possidônio Dapper e Marina Kazue Tanoue Suzuki.

A Medalha Pedro Pedreschi foi ofertada para Amaro Luiz de Oliveira Gomes, Ana Tércia Lopes Rodrigues e Francisco De Boni Neto (in memoriam). O filho de De Boni Neto, José Alberto De Boni, recebeu a medalha.

O presidente do CRCSP, gestão 1994-1995, José Serafim Abrantes, agradeceu a homenagem recebida em nome de todos os homenageados. Ele disse que muitos outros profissionais da contabilidade merecem receber a homenagem, “pelo trabalho árduo que realizam pela Contabilidade”. Ele parabenizou o presidente Zulmir e a presidente Marcia pelas suas gestões no CFC e no CRCSP.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Ana Tércia Lopes Rodrigues, também agradeceu a homenagem e disse que se sentia engrandecida pela lembrança. Ela ficou muito emocionada ao recordar que, há 10 anos, o contador Olívio Koliver foi agraciado com uma medalha do CRCSP e não pode comparecer.

“Eu fiquei muito tocada porque participei de uma sessão solene, realizada em Porto Alegre, em que o então presidente do CRCSP, Sergio Prado de Mello, acompanhado dos seus vice-presidentes, entregaram a Koliver, já muito doente, a homenagem”.

“Cultuamos a amizade nos CRCs”, disse Ana Tércia, “e me sinto honrada em, junto com a Marcia, que foi a todos os CRCs do Brasil compartilhar a plataforma online de Educação Continuada, ser espelho para profissionais mulheres”.

Acompanhada pelos vice-presidentes e pelo ex-presidente do CRCRS, Rogério Rokemback, Ana Tércia entregou uma lembrança para a presidente Marcia.

Valorização da Ciência Contábil

Com o objetivo de valorizar o ensino das Ciências Contábeis e incentivar a produção técnico-científica, o CRCSP e a Academia Paulista de Contabilidade (APC) premiam anualmente, na solenidade de aniversário do Conselho, o professor que mais se destacou no ensino das Ciências Contábeis durante o ano, as melhores dissertações de mestrado e a melhor tese de doutorado.

A seleção é feita pela Comissão de Desenvolvimento Científico do CRCSP, coordenado pelo vice-presidente José Donizete Valentina. “Reconhecer o trabalho acadêmico e as pesquisas que são feitas pelo desenvolvimento da Ciência Contábil é muito importante”, disse Donizete, que agradeceu e parabenizou os componentes da Comissão de Desenvolvimento Científico pelas escolhas realizadas.

A presidente Marcia, acompanhada pelo presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, entregou certificados aos vencedores de melhores teses de dissertação de mestrado ao terceiro colocado Cleiton Ricardo Kuronuma, autor da dissertação “Influência das Conexões Políticas no Desempenho das Empresas no Brasil”, trabalho orientado por Rodrigo Takashi Okimura, da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi).

O segundo colocado foi Josué Pereira, autor de “Qualidade da Informação Fiscal e Conformidade Tributária dos Tributos sobre Vendas (ICMS e IPI) no Brasil”, e seu orientador, Thiago Nascimento Borges Slavov, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap). O conselheiro Alexandre Sanches Garcia representou o orientador Slavov.

A primeira colocada foi Alice Mie Tanikawa Bernice, com a dissertação “Valor Justo de Ativo Biológico: Estudo dos Impactos em uma Empresa de Reflorestamento”, trabalho orientado por Alexandre Gonzales, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

A vencedora na categoria doutorado foi Anelise Krauspenhar Pinto Figari, autora da tese “Direcionadores de Valor das Cooperativas Agropecuárias Brasileiras”, trabalho orientado pelo professor Fabiano Guasti Lima, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP).

Professor Notável

O Professor Notável de 2019 é o doutor Alexsandro Broedel Lopes, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). O prêmio, regulamentado pela Resolução CRCSP n.º 1.259/2019, reconhece o docente que mais se destacou no ensino das Ciências Contábeis, segundo critérios de contribuição acadêmica, aderência do perfil e currículo Lattes.

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP e em Contabilidade e Finanças pela Manchester Business School, na Grã-Bretanha, e pós-doutor pela Arizona State University, nos Estados Unidos, Alexsandro Broedel Lopes é membro do Accounting Standards Advisory Forum (Asaf) e do International Accounting Standards Board (Iasb).

“Esse prêmio é muito valoroso para mim”, disse Broedel Lopes, “porque é um reconhecimento dos pares ao meu trabalho. Como profissional da contabilidade, acadêmico e regulador é uma honra esta homenagem”.

Homenageado é o CRCSP

O presidente do CFC, Zulmir Breda, também se manifestou dizendo da sua alegria em estar presente “nesta linda cerimônia em que o homenageado é o CRCSP pelos 73 anos de trabalho pela Contabilidade paulista e brasileira”.

Zulmir elogiou a presidente Marcia, “que personifica a imagem do novo Conselho – jovem, dinâmico, audacioso”. Ele também convidou os presentes a participarem do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que acontecerá de 15 a 18 de novembro de 2020, em Camboriú/SC.

No Congresso Brasileiro é entregue a Medalha João Lyra, a maior honraria da contabilidade brasileira. E Zulmir deu a boa notícia: “o CFC escolheu o contador paulista Antoninho Marmo Trevisan para receber a medalha”.

Antoninho Marmo Trevisan, Eduardo Augusto Rocha Pocetti e José Serafim Abrantes foram as três personalidades da Contabilidade paulista indicadas pelo CRCSP à Medalha João Lyra.

Manifestar o feminino

Última solenidade oficial do CRCSP que participa como presidente, Marcia Ruiz Alcazar se emocionou muito ao se dirigir aos presentes.

“Esta noite é também para mim muito especial porque é meu último compromisso como presidente da gestão 2018-2019 deste Conselho”, disse Marcia. “É uma noite alegre, de sentimento pleno de felicidade pelo sucesso da gestão inovadora e disruptiva que tive o privilégio de capitanear, juntamente com meu time de conselheiros, delegados, funcionários e colaboradores do CRCSP. E também dos meus colegas presidentes do CFC, dos CRCs e das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo, com quem tive a honra de conviver e de aprender”.

“Os compromissos que assumimos foram totalmente cumpridos”, disse a presidente. “Fizemos tudo para atender, não só aqueles que nos elegeram, mas todos os profissionais do Estado de São Paulo, independente de gênero, etnia ou credo.”

Encerrando sua fala, Marcia disse que “manifestar o feminino no CRCSP foi muito agregador e emocionante e eu só tenho a agradecer pela confiança que recebi.”