Vice-presidente do CFC, Idésio Coelho, é nomeado presidente de Comitê da Ifac

Publicado em 19/12/2019

O vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Idésio da Silva Coelho Júnior, que também é membro do Conselho de Administração da Federação Internacional de Contabilidade (Ifac, na sigla em inglês), foi designado presidente do Comitê de Membros da entidade global da profissão – a Ifac possui, aproximadamente, 170 organizações profissionais do mundo como membros associados.

O objetivo do Comitê, segundo seu novo presidente, é fornecer assessoramento ao Conselho de Administração da Ifac a respeito de processos de admissão de Organizações Profissionais (PAOs, na sigla em inglês); preparar as avaliações dos pedidos de associação; e monitorar e informar sobre questões de disciplina, que podem culminar com a suspensão ou eliminação das PAOs do conjunto de membros da Federação.

“A nossa participação na Presidência desse Comitê é muito relevante e reforça a valiosa presença que o Brasil vem tendo nos conselhos e grupos técnicos internacionais, contribuindo, de forma efetiva, com as ações desenvolvidas pela Ifac e apoiando as atividades contábeis em nível mundial”, afirma Idésio Coelho.

O Comitê de Membros, que substituiu o Painel Consultivo de Conformidade, foi formalmente estabelecido como subcomitê do Conselho de Administração da Ifac, durante a reunião anual realizada em novembro de 2019, em Vancouver, Canadá.

O novo presidente do Comitê de Membros explica ainda que, entre as tarefas previstas para os sete integrantes deste grupo, que se reúne, presencialmente, duas vezes por ano, consta a emissão de recomendações sobre quaisquer mudanças nos critérios de associação e nos procedimentos de admissão e aplicação dos regulamentos da Federação Internacional de Contadores.

Fonte: CFC - Maristela Girotto.