CRCSP prestigia posse dos novos conselheiros e eleição do Conselho Diretor do CFC

Publicado em 8/1/2020

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) empossou institucionalmente, no dia 8 de janeiro de 2020, os novos conselheiros efetivos, eleitos no final de 2019. Ao todo, nove contadores compõem o quadro com mandato até dezembro de 2023.

A ação aconteceu durante a 69ª reunião extraordinária do Plenário, em Brasília, que foi dirigida pelo presidente em exercício do CFC, Sérgio Faraco, e contou com a participação de mais de 50 pessoas.

Participaram dessa reunião extraordinária o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, os vice-presidentes José Aparecido Maion (Administração e Finanças) e Mariano Amadio (Registro) e o diretor Executivo Claudio Rafael Bifi.

Ao citar os nomes dos novos conselheiros, Faraco agradeceu a presença, desejou boas-vindas e uma boa gestão a eles. Além disso, o presidente leu o juramento junto com os eleitos, que destaca que o papel de conselheiro é direcionar “todos os esforços para, no cumprimento fiel da legislação pertinente, promover o desenvolvimento da classe contábil, dignificando-a e honrando-a”.

Eleições

A eleição para renovação de 1/3 do Plenário do CFC é regida pelo disposto no Decreto-Lei n.º 1.040/1969 e as Resoluções CFC n.º 1.370/2011 e n.º 1.522/2017. O processo eleitoral aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro de 2019, de forma totalmente eletrônica, elegendo conselheiros efetivos e seus respectivos suplentes, sendo contadores e técnicos em contabilidade.

Com a renovação, foram eleitos profissionais do Acre (AC), Amazonas (AM), Distrito Federal (DF), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Roraima (RR).

Veja a lista dos novos conselheiros

Efetivo: CT Mateus Nascimento Calegari (CRCAC)Suplente: TC Cil Farney Assis Rodrigues (CRCAC)

Efetivo: CT Manoel Carlos de Oliveira Júnior (CRCAM)Suplente: CT Lucilene Florêncio Viana (CRCAM)

Efetivo: CT Adriano de Andrade Marrocos (CRCDF)Suplente: CT Leonardo Silveira do Nascimento (CRCDF)

Efetivo: CT Carlos Rubens de Oliveira (CRCMS)Suplente: CT Arleon Carlos Stelini (CRCMS)

Efetivo: CT Sandra Maria de Carvalho Campos (CRCMG)Suplente: CT Antônio de Pádua Soares Pelicarpo (CRCMG)

Efetivo: CT Ticiane Lima dos Santos (CRCPA)Suplente: Antonio Carlos Sales Ferreira Júnior (CRCPA)

Efetivo: CT José Gonçalves Campos Filho (CRCPE)Suplente: CT Geraldo de Paula Batista Filho (CRCPE)

Efetivo: CT Vitória Maria da Silva (CRCRJ)Suplente: Ana Luiza Pereira Lima (CRCRJ)

Efetivo: CT Palmira Leão de Souza (CRCRR)Suplente: CT Francisco Fernandes de Oliveira (CRCRR)

Acesse a lista completa de conselheiros aqui: https://cfc.org.br/conselheiros/

Eleição do Conselho Diretor

Após a posse dos novos conselheiros, ocorreu o processo de eleição do Conselho Diretor do CFC. Por unanimidade, o contador Zulmir Ivânio Breda foi reeleito para presidir o Conselho Federal na gestão 2020-2021. O representante de São Paulo, Idésio da Silva Coelho Júnior também foi reconduzido como vice-presidente Técnico.

A nova composição do Conselho Diretor do CFC é composta também pelos vice-presidentes Joaquim de Alencar Bezerra Filho (Política Institucional), Lucélia Lecheta (Registro), Sandra Maria de Carvalho Campos (Fiscalização, Ética e Disciplina), Vitória Maria da Silva (Controle Interno), Idésio da Silva Coelho Júnior (Técnico), Sérgio Faraco (Administrativo), Aécio Prado Dantas Júnior (Desenvolvimento Profissional), João Altair Caetano dos Santos (Desenvolvimento Operacional) e pela Representante dos Técnicos em Contabilidade no Conselho Diretor, Maria Perpétua dos Santos.

O presidente reeleito agradeceu em seu discurso de posse a confiança depositada. “É uma honra muito grande poder assumir novamente o comando da casa, dando continuidade ao mandato encerrado em 31 de dezembro de 2019. Tenho hoje a mesma motivação de quando assumi pela primeira vez. O sentimento de que temos muito para fazer e realizar e a certeza que, com essa nova equipe, vamos conseguir”, destacou Breda.

Breda também fez um agradecimento especial aos 520 mil profissionais registrados no país e ao trabalho realizado pelos ex-presidentes do CFC para que a classe contábil esteja no patamar de desenvolvimento que está hoje.

Presidente do CFC

Formado em Ciências Contábeis, Zulmir Breda é especialista em Contabilidade, Auditoria e Finanças Governamentais e mestre em Administração Pública. Ele exerce a profissão há mais de 40 anos, tendo atuado no Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) como conselheiro, de 1994 a 2013, e como presidente da entidade, de 2010 a 2013.

No Conselho Federal de Contabilidade, atua como conselheiro desde 2014 e segue para o segundo mandato como presidente da entidade, tendo sido o primeiro na gestão 2018-2019.

Ao falar sobre sua carreira, Zulmir ressaltou a importância dos profissionais participarem das entidades de classe, especialmente do CFC/CRCs. “O meu registro profissional é de 14 de setembro de 1979. Ao longo desse tempo, já participei de 20 eleições, algumas como eleitor e outras como candidato. Mas participei de todas, porque sempre entendi que, fazer parte de forma voluntária de uma entidade de classe é querer servir bem à sociedade”, destacou o presidente.

Conheça a nova composição do Conselho Diretor do CFC:

Presidente: Zulmir Ivânio Breda

Vice-presidente de Política Institucional: Joaquim de Alencar Bezerra Filho

Vice-presidente de Registro: Lucélia Lecheta

Vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina: Sandra Maria de Carvalho Campos

Vice-presidente de Controle Interno: Vitória Maria da Silva

Vice-presidente Técnico: Idésio da Silva Coelho Júnior

Vice-presidente Administrativo: Sergio Faraco

Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional: Aécio Prado Dantas Júnior

Vice-presidente de Desenvolvimento Operacional: João Altair Caetano dos Santos

Representante dos Técnicos em Contabilidade no Conselho Diretor: Maria Perpetua dos Santos

Fonte: com informações da Comunicação CFC – Rafaella Feliciano e Ingrid Castilho.