Inscrições para o Exame de Suficiência começam nesta segunda-feira (10)

Publicado em 10/2/2020

As inscrições para a 1ª edição do Exame de Suficiência, em 2020, começam nesta segunda-feira (10), a partir das 14 horas, com prazo final às 16h do dia 12 de março, e podem ser realizadas nos sites da Consulplan, empresa vencedora do processo de licitação para a execução do certame, e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Todos os horários seguem o horário oficial de Brasília.

Vale lembrar que os candidatos que desejarem isenção da taxa de inscrição, que tem valor fixo de R$110,00, devem solicitá-la até as 14h do dia 12 de fevereiro, durante o próprio ato de inscrição.

O Exame de Suficiência, que será aplicado no dia 19 de abril, das 9h30 às 13h30, horário de Brasília, em diversas cidades do país, é voltado para alunos já formados ou que estão se formando (último ano) bacharel em Ciências Contábeis.

A prova vem sendo realizada pelo CFC, desde 2011, em função do disposto no Decreto-Lei n.º 9.295/1946. Ela tem por objetivo comprovar conhecimento técnico para o exercício das funções de contador no mercado de trabalho, e é obrigatória para obtenção do registro profissional, que garante o exercício da profissão no país em Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). O CFC regulamentou a aplicação do Exame por meio da Resolução n.º 1.486/2015.

Para ser aprovado, o candidato precisa acertar, no mínimo, 25 das 50 questões objetivas que constituem a prova. É permitido o uso de calculadora, conforme descrições do edital já disponível no site da Consulplan. Veja aqui.

Fonte: Comunicação CFC – Ingrid Castilho.