CRCSP realiza sua primeira reunião plenária institucional do ano

Publicado em 13/2/2020

A gestão 2020-2021 do CRCSP está inovando na realização de suas reuniões plenárias, agora divididas em reunião de atividades protocolares e reunião institucional, em que são recebidas autoridades políticas, empresariais e contábeis.

No dia 13 de fevereiro de 2020 foi realizada a primeira reunião plenária institucional, coordenada pelo presidente José Donizete Valentina, pelos vice-presidentes José Aparecido Maion (Administração e Finanças), João Carlos Castilho Garcia (Fiscalização, Ética e Disciplina), Marcelo Roberto Monello (Desenvolvimento Profissional) e Mariano Amadio (Registro) e com as presenças dos diretores Claudio Rafael Bifi (Executivo), Carlos do Carmo Rufino (Administração), Verônica Moreira Nunes (Operacional) e Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura).

O presidente Donizete abriu a reunião apresentando o ex-presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do bairro Santa Cecília, em São Paulo, Fábio Fortes, e o delegado da 77ª Delegacia de Polícia de Santa Cecília, Renato Veloso.

Maior proximidade com a comunidade e seus problemas – como os moradores de rua que vivem no entorno da sede do Conselho – serão futuramente tratados pela nova gestão da entidade em conjunto com os representantes da sociedade, conforme explicou o presidente Donizete.

“A visita de vocês é muito bem-vinda”, disse Donizete a Fortes e a Veloso, “porque queremos expandir as ações sociais que entendemos que é também uma das muitas atividades que podem ser realizadas pelos profissionais da contabilidade em prol da sociedade”.

Olhar para fora

Estava presente também na reunião o vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim de Alencar Bezerra Filho. Ele fez uma análise das novas gestões do Sistema CFC/CRCs, iniciadas neste ano, elogiando a renovação no CFC de oito novos conselheiros (de um total de nove) e de 21 novos presidentes dos CRCs.

“Precisamos oxigenar o Sistema, dando oportunidade para que novas ideias aumentem o debate deste atual momento da democracia”, argumentou Joaquim. “Devemos ampliar nossas ações, ouvindo o que tem a dizer o perito, o contador, o professor, o auditor, fazendo uma reflexão do nosso papel, que se expandiu com o Programa de Educação Profissional Continuada e com a nossa responsabilidade social. Chegou a hora de olharmos para fora”.

Joaquim fez um resumo das ações institucionais do CFC junto ao poder público, notadamente o Congresso Nacional onde, em sua opinião, “as Entidades Contábeis precisam se unir em torno das reivindicações da classe contábil para uma pauta conjunta”.

O presidente Donizete elogiou o alto nível dos assuntos da pauta da reunião, focados pelo vice-presidente do CFC e conselheiros do CRCSP. “Estamos no caminho certo”, disse Donizete, "tendo um olhar realista deste momento no nosso país, atuando com as Entidades Contábeis pelo desenvolvimento do profissional da contabilidade”.