CFC realiza Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil

Publicado em 17/2/2020

De 17 a 20 de fevereiro, Brasília (DF) recebe o Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil, na sede do Instituto Serzedello Correa. O evento, que tem como objetivo discutir as metas e rumos do Sistema CFC/CRCs para próximo biênio, reúne a nova direção do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), eleita no início deste ano, conselheiros e membros das diretorias dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). 

Eleito por unanimidade, o novo Conselho Diretor, que assume a gestão 2020-2021, liderado pelo contador Zulmir Ivânio Breda, aposta, além dos destaques do planejamento estratégico, reformulado em 2018, que envolve o processo de convergência das normas, a expansão da educação continuada, a representatividade política e o incentivo à tecnologia na profissão contábil. 

“A vigilância sobre os impactos da tecnologia na profissão e o nosso compromisso de ajudar na construção da ponte necessária para transpor os desafios da realidade atual e conduzir a classe a um futuro promissor. Este é o foco principal que vai nortear as nossas ações à frente do CFC durante os anos de 2020 e 2021”, revelou Zulmir Breda, presidente do CFC. “Todas as variáveis que possam contribuir, direta ou indiretamente, para garantir que os contadores continuem a prosperar neste mundo digital – e não apenas sobrevivam a ele – estarão entre as prioridades da nossa gestão”, completou ele. 

Prestação de Contas para sociedade e profissionais

Para melhorar o desempenho organizacional, contribuir para a redução dos riscos, alinhar as ações à estratégia do Sistema CFC/CRCs e prestar contas das atividades desenvolvidas para a sociedade, o evento também contará com agenda dedicada à Governança. Prática que tem como objetivo alinhar uma combinação de processos e estruturas implantadas pela alta administração para informar, dirigir, administrar, avaliar e monitorar atividades organizacionais.

“O intuito é garantir que as boas práticas se desenvolvam de forma contínua e progressiva em todo o Sistema CFC/CRCs. A Governança mostra para profissionais e sociedade de forma mais clara quais são os direcionamentos adotados pelo CFC”, pontua a diretora do CFC, Elys Tevania, que falará ao público durante o seminário. 

Instituída pela Resolução CFC n.º 1.549, essa política traz os princípios fundamentais: transparência, ética, eficiência, integridade, equidade e Accountability, sendo, este último, compreendido como o conjunto de boas práticas adotadas pelas organizações públicas e pelos indivíduos que as integram, os quais evidenciam sua responsabilidade por decisões tomadas e ações implementadas, incluindo a salvaguarda de recursos públicos, a imparcialidade e o desempenho das organizações.

Solenidade de posse

Para finalizar o Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil, na quarta-feira, 19 de fevereiro, acontece a solenidade de posse da nova diretoria do CFC. 

Eleita no dia 8 de janeiro, a chapa liderada por Zulmir Ivânio Breda, conta com: 

Vice-presidentes

Contador Joaquim de Alencar Bezerra Filho, vice-presidente de Política Institucional

Contadora Lucélia Lecheta, vice-presidente de Registro

Contadora Sandra Maria de Carvalho Campos, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina

Contadora Vitória Maria da Silva, vice-presidente de Controle Interno

Contador Idésio da Silva Coelho Júnior, vice-presidente Técnico

Contador Sérgio Faraco, vice-presidente Administrativo

Contador Aécio Prado Dantas Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional

Contador João Altair Caetano dos Santos, vice-presidente de Desenvolvimento Operacional

Técnica em Contabilidade Maria Perpétua dos Santos, representante dos Técnicos no Conselho Diretor

Parceiros e apoiadores

Organizado pelo CFC, o evento conta com a participação de representantes de entidades parceiras: Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Academia Pernambucana de Ciências Contábeis (Apecicon), Instituto Serzedello Corrêa, Tribunal de Contas da União (TCU) e Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). 

Fonte: Comunicação CFC - Thatyane Nardelli.