Atividades de Educação Profissional Continuada do CRCSP

Publicado em 14/2/2020

O CRCSP tem um programa de Educação Profissional Continuada com muitos temas de interesse do profissional da contabilidade. Na semana de 11 a 14 de fevereiro de 2020, várias cidades do interior e a capital paulista receberam atividades.

No dia 11, os profissionais e estudantes da contabilidade de Presidente Prudente estiveram no Sindicato dos Contabilistas de Presidente Prudente (Sindcont-PP) para participar da palestra “Escrituração Contábil Fiscal e seus Cruzamentos de Dados Contábeis e Fiscais”, ministrada pelo especialista Marcos Roberto Rodrigues. O delegado regional do CRCSP na cidade, José do Carmo Ferreira, representou a entidade.

Também no dia 11, “Direito Tributário Aplicado à Contabilidade” foi o tema ofertado aos profissionais da área contábil de São José do Rio Preto. A atividade, coordenada pelo delegado regional do CRCSP na cidade, Acácio Roberto de Melo, foi realizada na Associação das Entidades, Industriais, Comerciais e Contábeis de São José do Rio Preto (Assosind). O palestrante foi o especialista Alexandre di Pietra.

Em Santo André, o especialista Levi Gimenes falou sobre ”Demonstrações Contábeis, Incluindo Notas Explicativas”. A palestra aconteceu no dia 12, no Senac Santo André, sob a coordenação do delegado regional do CRCSP na cidade, José Carlos Testa.

Em Araçatuba, no dia 12, os profissionais e estudantes da contabilidade assistiram à palestra “Demonstrações Contábeis: Aspectos Societários e Fiscais”, com o especialista Vladimir Pereira Lemes. A atividade aconteceu na Casa do Contabilista de Araçatuba e o delegado regional do CRCSP na cidade, Marco Antônio de Campos Salles coordenou o encontro.

Ainda no dia 12, o Sescon-Baixada Santista recebeu a palestra “Tributos e Obrigações Acessórias Estaduais”, ministrada pelo especialista Marcos Antônio Pelizer. O CRCSP foi representado pelo delegado regional santista Adilson Bulo Júnior.

A delegada regional do CRCSP em São José dos Campos, Vera Lúcia dos Santos, foi a coordenadora da palestra “Demonstrações Contábeis, Incluindo Notas Explicativas”. Realizada no dia 12, na Associação das Empresas Contábeis de São José dos Campos (Assescon), o palestrante foi o especialista Elias da Silveira Cerqueira.

Também no dia 12, o especialista Antônio Wanderlan Pereira Saraiva foi o palestrante do tema “Aspectos Fiscais Relacionados ao ICMS e suas Respectivas Atualizações Legais, Incluindo a Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS e da Cofins”. A palestra teve a representação do delegado regional de Bauru, Paulo Roberto Martinello e foi realizada no Senac da cidade.

Em Marília, nesse mesmo dia, o especialista Adilson Aparecido Lanconi falou sobre “Contabilidade Aplicada ao Agronegócio: Abordagem sobre Enquadramentos Societários, Contábeis e Regimes Tributários Aplicados no Agronegócio”. A atividade foi realizada na Casa do Contabilista de Marília e coordenada pelo delegado regional do CRCSP na cidade, Ruberlei Rocha Machado.

Também no dia 12, “Demonstrações Contábeis, Incluindo Notas Explicativas” foi a palestra realizada pelo especialista Frederico Otávio Sirotheau Cavalcante, na Cont – Associação Contábil, em Jundiaí. O delegado regional do CRCSP na cidade, José Carlos Rodrigues, representou o Conselho na atividade.

No dia 13, “Ativo Imobilizado: Avaliação e Contabilização” foi o tema explanado pelo especialista Adilson Torres na sede do Sincop e Sescon-SP Regional em Piracicaba. O delegado regional do CRCSP na cidade, José Aref Sabbagh Esteves, representou o Conselho.

Nesse dia, em Ribeirão Preto foi realizada a palestra “Direito Tributário Aplicado à Contabilidade”, ministrada pelo especialista José Carlos Carota, na Casa do Contabilista, sob coordenação do delegado regional do CRCSP na cidade, Walter Assis da Cunha.

“Cálculos: Gestão de Custos” foi a palestra do dia 13, realizada na Faculdade Anhanguera, em São Bernardo do Campo. O especialista Windsor Espencer Veiga falou sobre o tema e o delegado regional do CRCSP na cidade, Odilon de Oliveira Júnior, representou a entidade.

A especialista Líris Sílvia Zoega Tognoli falou sobre “Reforma Trabalhista e Liberdade Econômica: Principais Aspectos e Impactos” para profissionais e estudantes de São João da Boa Vista, no dia 13 de fevereiro. A atividade foi realizada no Centro Cultural da Unifeob e coordenada pelo delegado regional do CRCSP na cidade, Antônio Baesso Júnior.

Também no dia 13, o delegado regional do CRCSP em Sorocaba recebeu profissionais e estudantes no Senac Sorocaba para a palestra ”Estoques – Apuração de Custos de Aquisição e Venda: Aspectos de Tributos e Casos Práticos”, ministrada pelo especialista Aldir Antônio Gobbi Augusto.

Em Campinas, ainda no dia 13, “O Papel do Profissional da Contabilidade na Recuperação Judicial” foi o tema desenvolvido pelo especialista Ivan Lorena Vitale Júnior. Sua palestra foi realizada no Sindicato dos Contabilistas de Campinas e supervisionada pela delegada regional do CRCSP na cidade, Lílian Ricci Ghizzi.

Também no dia 13, o especialista Sidnei Leone foi o autor da palestra “Estoques – Apuração de Custos de Aquisição e Venda: Aspectos de Tributos e Casos Práticos”, ministrada no Sebrae Guarulhos. A coordenação da atividade foi do delegado regional do CRCSP em Guarulhos, Raphael Guelfi Troiano.

Para encerrar a semana, no dia 14 de fevereiro, profissionais e estudantes de Barra Bonita puderam assistir à palestra “Escrituração Contábil Fiscal e seus Cruzamentos de Dados Contábeis e Fiscais”, ministrada pelo especialista José Sérgio Fernandes de Mattos. O delegado do CRCSP na cidade, José Roberto Beline, recebeu a todos na Associação Comercial e Industrial de Barra Bonita.