CRCSP e Sefaz-SP renovam convênio para compartilhamento de informações

Publicado em 27/2/2020

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, reuniu-se em 27 de fevereiro de 2020 com o secretário estadual da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles, na sede da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP). Durante a reunião, o presidente do CRCSP e o secretário da Fazenda renovaram o convênio existente entre as entidades para o compartilhamento mútuo de informações entre as entidades relativas aos profissionais da contabilidade registrados no CRCSP e Sefaz-SP.

Os termos do convênio preveem o acesso compartilhado de informações de bases cadastrais do CRCSP e da Sefaz-SP relativas aos profissionais da contabilidade registrados. Este acesso é feito apenas por funcionários autorizados de ambas as entidades, de forma sigilosa, e tem como uma de suas finalidades identificar possíveis irregulares no exercício da atividade contábil por parte dos profissionais responsáveis.

O presidente Donizete também destacou a importância dos profissionais da contabilidade no cenário econômico e da parceria firmada para prevenir o exercício ilegal da profissão contábil. “Nós, como entidades representativas, temos que assegurar que a Contabilidade seja exercida por profissionais habilitados e qualificados, para o bem de toda a sociedade”, destacou o presidente.

“Estruturas de colaboração, como esta existente entre o CRCSP e a Sefaz-SP, são muito importantes para ampliar a atuação das entidades públicas em benefício da sociedade”, declarou o secretário Henrique Meirelles após a celebração do convênio.

Também participaram da reunião e da celebração do convênio os vice-presidentes do CRCSP de Administração e Finanças, José Aparecido Maion, e de Fiscalização, Ética e Disciplina, João Carlos Castilho Garcia, o diretor de Atendimento, Gestão e Conformidade da Sefaz-SP, Marcelo Yasuda, o coordenador adjunto da Coordenadoria de Administração Tributária (CAT), Hélio Kubata, e a diretora Operacional do CRCSP, Verônica Moreira Nunes.