CRCSP sedia Reunião de Presidentes, Diretores e Assessores Jurídicos dos CRCs das Regiões Sul e Sudeste

Publicado em 5/3/2020

Representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) de Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo estiveram reunidos na sede do CRCSP, nos dias 4 e 5 de março de 2020, para a Reunião de Presidentes, Diretores e Assessores Jurídicos dos CRCs das Regiões Sul e Sudeste. O Encontro é realizado periodicamente com o objetivo de discutir as demandas de cada Estado e alinhar projetos e ações das Entidades do Sistema CFC/CRCs em benefício da profissão contábil.

No dia 4 de março, a reunião foi realizada com os diretores e assessores jurídicos do CFC e dos CRCs do Sul e Sudeste. A diretora Executiva do CFC, Elys Tevânia Carvalho, coordenou o Encontro, que contou com a presença dos diretores e assessores jurídicos do CRCES, CRCMG, CRCPR, CRCRJ, CRCRS e CRCSC. Representando o CRCSP, participaram da reunião os diretores Claudio Rafael Bifi (Executivo), Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura), Verônica Moreira Nunes (Operacional) e Carlos do Carmo Rufino (Administrativo).

A Reunião de Presidentes, Diretores e Assessores Jurídicos dos CRCs das Regiões Sul e Sudeste ocorreu no dia 5 e foi coordenada pelo presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda. Também compuseram a mesa diretora dos trabalhos o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, a diretora Executiva do CFC, Elys Tevânia Carvalho, e os diretores do CRCSP Claudio Rafael Bifi, Domingos Sávio Mota, Verônica Moreira Nunes e Carlos do Carmo Rufino.

Participaram do Encontro os presidentes Carla Cristina Tasso (CRCES), Rosa Maria Abreu Barros (CRCMG), Laudelino Jochem (CRCPR), Samir Ferreira Barbosa (CRCRJ), Ana Tércia Lopes Rodrigues (CRCRS), José Donizete Valentina (CRCSP) e a vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSC, Raquel de Cássia Souza Souto.

Foram discutidos na Reunião de Presidentes, Diretores e Assessores Jurídicos dos CRCs das Regiões Sul e Sudeste questões relativas ao Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), ao registro de profissionais e organizações contábeis, aos indicadores de gestão e ao Relatório Integrado, aos preparativos para o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), à participação brasileira no Cumbre de las Americas e na Conferência Interamericana de Contabilidade, entre outros assuntos relativos à profissão contábil e à atuação dos CRCs.

“Esta metodologia do CFC de realizar reuniões regionais é muito importante para discutir questões mais localizadas, além de facilitar este alinhamento e a integração entre os Conselhos. Nós dependemos deste alinhamento e do compartilhamento de soluções para aprimorar cada vez mais nossas ações junto aos profissionais”, avaliou o presidente do CRCSP sobre o Encontro.

“As reuniões regionais são sempre muito importantes, porque debatem assuntos do funcionamento dos Conselhos. Isto permite que tenhamos discussões mais específicas. As regiões Sul e Sudeste, juntas, possuem a maior quantidade de profissionais do País e as questões relativas a estes Estados são de extrema relevância também para o funcionamento sistêmico dos CRCs”, declarou o presidente Zulmir após a reunião.