CRCSP inicia projeto FiscalizAÇÃO em Sorocaba, com entrega de novos registros e homenagens a profissionais com mais de 50 anos de registro ativo

Publicado em 6/3/2020

Ocorreu em 6 de março de 2020, em Sorocaba, a primeira edição do projeto FiscalizAÇÃO, que irá levar palestras sobre os serviços prestados pelo CRCSP e sobre a profissão contábil e ações de Desenvolvimento Profissional, Registro e Fiscalização preventiva. As atividades ocorreram no auditório do Senac de Sorocaba.

A abertura do projeto foi realizada pelo delegado regional do CRCSP em Sorocaba, Fernando Nunes de Lima, e pelos vice-presidentes de Fiscalização, Ética e Disciplina, João Carlos Castilho Garcia, e de Registro, Mariano Amadio, que também apresentaram a palestra aos profissionais. O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, fez uma saudação por vídeo aos profissionais, por estar na Bahia para cumprir a agenda de compromissos da gestão.

“É importante ressaltar o caráter preventivo e de orientação desta nova campanha do CRCSP. Nosso objetivo aqui é orientar para que o profissional que atua da forma correta não seja autuado por um eventual desconhecimento das normas”, explicou o presidente Donizete no vídeo. “O foco da nossa fiscalização é o sujeito que exerce a atividade contábil de forma ilegal e que promove a concorrência desleal, prejudicando a todos aqueles que trabalham de acordo com as leis”, concluiu o presidente.

O vice-presidente de Registro, Mariano Amadio, declarou ser uma alegria para ele iniciar o projeto em Sorocaba, sua cidade natal, e destacou a importância da região para a profissão contábil. “Juntas, Sorocaba e as cidades vizinhas possuem hoje 6.645 profissionais e 1.022 organizações contábeis registradas, número superior ao existente em alguns Estados”, revelou Mariano.

As mudanças trazidas pelo novo Código de Ética Profissional do Contador, as ações de Fiscalização preventiva do CRCSP e de combate à concorrência desleal e informações diversas sobre a atividade contábil foram alguns dos tópicos apresentados nas palestras.

João Carlos ressaltou, ao final da apresentação, a importância da participação de todos para que o Conselho seja cada vez mais forte e atuante. “Não somos “nós” do CRCSP e vocês. Todos nós somos o Conselho Regional de Contabilidade e quanto mais participativa for a classe contábil, cada vez mais poderemos vencer os desafios que existem”, declarou o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina.

“A ação aqui em Sorocaba foi muito positiva, com uma participação expressiva dos profissionais sorocabanos. E o fator mais positivo foi o da aproximação da sede do CRCSP com o profissional do interior, para que ele entenda que o Conselho está junto com ele, que entendemos os anseios e que, dentro das nossas prerrogativas, estamos atuando para solucionar as questões que afligem a profissão”, avaliou o delegado regional de Sorocaba após a palestra.

Reconhecimento

Foi um sucesso a primeira edição do projeto FiscalizAÇÃO. Com 104 inscritos, a atividade levou a Sorocaba ações e palestras sobre temas relacionados à Fiscalização Preventiva, Registro, Educação Profissional Continuada, entre outros temas relacionados à profissão. O delegado regional de Sorocaba, Fernando Nunes de Lima, realizou a abertura da atividade, apresentada pelos vice-presidentes do CRCSP de Fiscalização, Ética e Disciplina, João Carlos Castilho Garcia, e de Registro, Mariano Amadio.

Os vice-presidentes João Carlos e Mariano e o delegado regional Fernando entregaram durante a atividade os certificados de registro profissional a três novos contadores da região de Sorocaba: Gabriela Vianna Meister, Marcos Vinicius Domingos e Sandra Regina da Silva. Com o registro, obtido após a conclusão do curso de Ciências Contábeis e a aprovação no Exame de Suficiência, os contadores poderão agora exercer de forma plena a atividade contábil.

Também foram homenageados cinco profissionais da região de Sorocaba com mais tempo de registro ativo no CRCSP. Como reconhecimento aos anos dedicados à Contabilidade, foram concedidos diplomas de mérito e gratidão aos profissionais homenageados foram Antonio Sandroni Filho, José Candido Oliveira, José de Arruda Bertoli, Luiz Vieira de Assunção e Miguel Molina.

Aos 90 anos de idade e 70 de registro ativo no CRCSP, o profissional Miguel Molina foi também delegado do CRCSP de 1963 a 1997. “Eu tenho uma grande gratidão ao Conselho e fiquei imensamente satisfeito pela lembrança, não só a mim como aos demais homenageados. Ser reconhecido, ter a oportunidade de reviver boas lembranças e encontrar velhos amigos da profissão é muito gratificante”, declarou o ex-delegado do CRCSP.

Além dos vice-presidentes e do delegado regional de Sorocaba, participaram da ação em Sorocaba o conselheiro Luis Carlos do Rego, os delegados do CRCSP Ricardo Aurélio Evangelista (Avaré), Otacílio Pereira da Silva Neto (Boituva), Carla Jeanice Batista Silveira Sales (Capão Bonito), Anusca Pereira Florindo (Itapetininga), Rubens Zambianco (Itararé), Leana Bueno Leme (Itu) e Antônio Marcos Tonini (Tatuí), a diretora Operacional, Verônica Moreira Nunes, e um grupo de funcionários do CRCSP destacados para a realização do projeto.

Confira a galeria de fotos.