Em celebração ao Dia da Mulher, Sindcont-SP realiza talk show Mulheres de Alto Desempenho

Publicado em 10/3/2020

Quais são o papel e o impacto da mulher no mercado de trabalho contábil? Este foi o tema do talk show “Mulheres de Alto Desempenho”, realizado pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

O evento foi conduzido pela contadora Marly Momesso Oliveira, coordenadora do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis (CEDFC) do Sindcont-SP em São Bernardo do Campo.

As debatedoras do talk show foram a coordenadora da Comissão CRCSP Mulher, Flávia Augusto, a diretora do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) Carla Alvares Chiomento e a professora do Mackenzie Liliane Cristina Segura, com mediação da conselheira do CRCSP Angela Zechinelli Alonso.

Um dos principais assuntos trabalhados foi a Contabilidade online. As especialistas discutiram diversos aspectos da profissão contábil e cada uma delas apresentou seu ponto de vista e experiência.

A conselheira Flávia explicou que essas empresas são legais, mas não morais ou positivas para o meio contábil. “É um tema sensível, tratado de forma cuidadosa pelo CFC, uma vez que a prática da atividade não pode ser proibida juridicamente”, destacou.

Para Carla Alvares Chiomento, a Contabilidade online deve ser vista como uma ferramenta. “Dentro de ferramentas como esta, iremos exercer os fundamentos da nossa profissão, nos aproximando do cliente, sendo agentes de mudanças em seus negócios, mas sem a dedicação exclusiva a um único ponto que uma área fiscal manual demanda. Teremos mais liberdade para fazer melhor o nosso trabalho. A tecnologia é amiga, mas precisamos saber lidar com ela”, argumentou a diretora do Sescon-SP.

A auditora e conselheira do CRCSP Angela Zechinelli Alonso concordou com Carla, afirmando que este movimento é, na verdade, uma volta ao passado. “Quando eu era criança, via no relacionamento do meu pai com seus clientes um respeito e uma consideração pelo profissional que não vemos hoje em dia. Percebo que esse papel de consultor é um retorno àquela época, ainda que motivado pela evolução da tecnologia e pela necessidade de adaptação do mercado”, destacou a moderadora.

A provável explicação para isso foi apresentada por Liliane Cristina Segura: “O crescimento da Contabilidade online é decorrente da visão que os empresários têm da nossa profissão. Eles pagam pelo serviço básico de uma empresa de Contabilidade online porque acreditam que este seja o papel de um contador no seu negócio. O que não deveria ocorrer, já que a contabilidade real vai muito além de dados fiscais. Temos que mostrar pra essa geração que está nas universidades e logo estará no mercado de trabalho o que é se apaixonar pela Contabilidade para que estes jovens possam trazer as mudanças que a profissão tanto necessita”, opinou a professora.

Homenagem

A noite não foi marcada apenas pelo debate, mas também pela homenagem prestada à contabilista Carolina Tancredi de Carvalho, agraciada com o Diploma de Mérito Contábil pelo Sindcont-SP.

A láurea foi criada em 2013 pela entidade, com o objetivo de condecorar profissionais da contabilidade e outras profissionais ou autoridades que tenham se destacado no exercício da profissão ou a ela prestado relevantes serviços, contribuindo, sobremaneira, para a elevação do prestígio da Contabilidade e fortalecimento da profissão, sendo dignas de especial homenagem pelos seus méritos.

Carolina é profissional da contabilidade atuante desde 1973; presidente do CEDFC do Sindcont-SP, na gestão 2006; diretora Social do Sindcont-SP, no período de 2008 a 2016; diretora suplente do Sindcont-SP, gestão 2017-2019 e 2020-2022, empresária contábil e empreendedora, forte militante da profissão contábil e destaque de personalidade feminina e mulher contábil.

A apresentação de Carol foi feita pela sua sobrinha, Jéssica Caroline Tancredi. “Minha tia é dona de uma brilhante trajetória dentro do Sindcont-SP. Meus parabéns pelo diploma de Mérito Contábil”.

Carolina agradeceu à diretoria do Sindcont-SP pela homenagem e reconhecimento. “Hoje é uma noite muito especial em minha vida. Não só por estar recebendo essa homenagem que tanto me honra e me deixa emocionada, mas, também, por estar entre amigas que conheço há muito tempo e, que juntas, passamos por vários momentos de transformação, conquistas, aprendizados, troca de experiências, diversão e muitas alegrias”.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, agradeceu ao Sindcont-SP, na pessoa de seu presidente, Geraldo Carlos Lima, e à Comissão CRCSP Mulher pela realização do evento. Donizete também destacou a importância de se incentivar a participação feminina no mercado de trabalho, em especial em funções de liderança.

“É inegável o avanço que as mulheres têm conquistado nos últimos anos. Na área contábil, as mulheres quebraram o estigma que a Contabilidade era uma profissão só para homens e, hoje, dos 150.020 profissionais no Estado de São Paulo, 62.363 profissionais são mulheres. Passamos, nesta gestão do CRCSP, de 14 para 21 conselheiras e dos 27 presidentes de Conselhos Regionais de Contabilidade, dez deles são presididos por mulheres. São muitas conquistas, mas sabemos que as mulheres ainda têm um longo caminho pela frente para conseguir a equidade de gênero”, destacou o presidente do CRCSP em seu pronunciamento.

Ao final do evento, Geraldo Carlos Lima, presidente do Sindcont-SP, a Casa do Saber Contábil, agradeceu a presença de todos os participantes e salientou a importância de discussões como esta para o desenvolvimento da Contabilidade. “Nos últimos anos, a participação da mulher no mercado de trabalho brasileiro tem ganhado destaque. No nosso meio, segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade, são mais de 225 mil mulheres profissionais da contabilidade em plena atividade. Só em São Paulo, por exemplo, elas ocupam mais de 40% dos cargos e atividades. Isso muito nos orgulha, pois a mulher é símbolo de força e inspiração. E, estarmos nessa noite mais uma vez destacando a importância e o talento de vocês, muito nos orgulha. Não só no dia 8 de Março é o Dia Internacional da Mulher, mas, todos os dias”.

Também participaram do talk show os vice-presidentes do CRCSP de Fiscalização, Ética e Disciplina, João Carlos Castilho Garcia, de Desenvolvimento Profissional, Marcelo Roberto Monello, e de Registro, Mariano Amadio, os presidentes da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Dagoberto Silvério da Silva, e da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, a diretora de Administração e Finanças do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Viviene de Paula Rosa Alves Bauer, o coordenador do programa de pós-graduação em Controladoria e Finanças do Mackenzie, Henrique Formigoni.

Programação

Além do talk show, o evento contou com uma exposição de arte com o trabalho da artista plástica Suzeli Blans. Simultaneamente, foi realizada uma oficina de maquiagem, com dicas de beleza para as participantes.

Fonte: Sindcont-SP – Katherine Coutinho.