Projeto FiscalizAÇÃO chega a Guarulhos

Publicado em 9/3/2020

A cidade de Guarulhos recebeu, na tarde de 9 de março de 2020, o projeto FiscalizAÇÃO, encontro dos representantes do CRCSP com os profissionais da contabilidade para ouvir as demandas da região e apresentar as ações do CRCSP nas áreas de fiscalização preventiva, registro e desenvolvimento profissional.

As atividades foram coordenadas pelos vice-presidentes de Fiscalização, Ética e Disciplina, João Carlos Castilho Garcia, e de Registro, Mariano Amadio, e pelo delegado regional do CRCSP em Guarulhos, Raphael Guelfi Troiano, no auditório do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (FIG-Unimesp).

“Nossa proposta é trazer a equipe do CRCSP até o profissional, onde quer que ele esteja, para trocarmos ideias e informações. Queremos ouvir as suas demandas e tirar dúvidas sobre os serviços que o CRCSP oferece aos profissionais”, explicou o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina na abertura das atividades.

Os vice-presidentes iniciaram a palestra apresentando os números de profissionais e organizações contábeis de Guarulhos e municípios vizinhos, que juntos somam 6.906 profissionais e 767 organizações contábeis e destacando a importância da região para a profissão contábil.

O novo Código de Ética Profissional do Contador, os índices de aprovação no Exame de Suficiência e informações referentes à prestação de serviços contábeis, como a emissão de Decore e a elaboração do contrato e distrato de prestação de serviços foram alguns dos tópicos da apresentação dos vice-presidentes do CRCSP.

O delegado Raphael Troiano ressaltou a importância de os profissionais da contabilidade atuarem em conjunto com o CRCSP, participando, indicando melhorias e, quando necessário, denunciando casos de descumprimento das normas éticas que regem a profissão. “Ao fazerem uma denúncia, vocês estão contribuindo para combatermos aqueles que prejudicam a nossa profissão e valorizando a nossa classe”, explicou Raphael.

O vice-presidente João Carlos falou também sobre as ações de fiscalização preventiva do CRCSP. “Nosso foco é mitigar eventuais erros e gastar energia combatendo os maus profissionais, que atuam contra a ética e prejudicam os profissionais que trabalham de forma correta”, declarou João.

“Estas ações de orientação resultaram, inclusive, no aumento dos índices de regularização de registro. Isto mostra que estamos no caminho certo”, completou o vice-presidente Mariano.

Durante o evento, foi concedido também o certificado de registro profissional a Fernanda Lima Fernandes, nova contadora da região de Guarulhos. O documento foi entregue pelos vice-presidentes João e Mariano e pelo delegado Raphael.

Participaram do projeto FiscalizAÇÃO em Guarulhos os conselheiros Paulo Takao Takamura e Wander Pinto, os delegados Caio Augusto Stoppa Martins (Itaquaquecetuba), Marcelo Renzi Rossi (Poá) e Régis Beraldinelle Renzi (Suzano), a diretora operacional Verônica Moreira Nunes e uma equipe de funcionários do CRCSP para auxiliar e tirar dúvidas dos profissionais guarulhenses.

O projeto FiscalizAÇÃO em Guarulhos contou também com as presenças do reitor da FIG-Unimesp, Eduardo Romero Gimenes, do coordenador do curso de Ciências Contábeis da FIG-Unimesp, Antônio Olímpio da Silva Filho, da presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Guarulhos (AECG), Camila Severo Facundo, e do vice-presidente da Associação, Umberto Baccelli, do diretor do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) e professor da FIG-Unimesp, Ricardo Watanabe Ruiz Vasques, do chefe do Núcleo de Serviços Especializados da Delegacia Regional Tributária de Guarulhos da Secretaria da Fazenda, Edson Tomihiro Kato, do delegado da Receita Federal em Guarulhos, Paulo Marques de Macedo, do diretor em Guarulhos do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Maurício Colin, do vereador Ramos da Padaria (DEM) e das representantes da Prefeitura de Guarulhos Fátima Rodrigues Gomes, Maria Lúcia Mendes Faial e Sônia Maria da Silva Cremon.

Confira a galeria de fotos.