Plenária do CRCSP tem presença do presidente da Jucesp e homenagens a delegados e à presidente regional da Anefac

Publicado em 12/3/2020

Em 12 de março de 2020, ocorreram as reuniões das Câmaras e a sessão plenária institucional dos conselheiros do CRCSP, com homenagens aos delegados do CRCSP que encerraram seus mandatos e à presidente regional em São Paulo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Marta Cristina Pelúcio Grecco, e a presença do presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Walter Iihoshi.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, coordenou os trabalhos da sessão plenária institucional. Completaram a mesa diretora da sessão os vice-presidentes de Fiscalização, Ética e Disciplina, João Carlos Castilho Garcia, de Desenvolvimento Profissional, Marcelo Roberto Monello, e de Registro, Mariano Amadio, e o diretor Executivo do CRCSP, Claudio Rafael Bifi. Também participaram da plenária os diretores Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura), Verônica Moreira Nunes (Operacional) e Carlos do Carmo Rufino (Administrativo).

Os delegados do CRCSP que encerraram seus mandatos em 2020 foram convidados para a sessão para receber uma homenagem do Conselho Diretor, como reconhecimento ao trabalho realizado à frente das delegacias e aos anos de dedicação à profissão contábil.

Os homenageados foram Vera Lúcia Tristão Cintra (Franca), Marco Túlio de Oliveira Machado (Igarapava), José Roberto Biella Costa (Itápolis), João Alfredo da Silva (São Joaquim da Barra) e Márcio Cazemiro Brandi (Vinhedo). A ex-delegada de Franca e atual diretora dos Conselhos de Ética e Consultivo da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Franca e Região (Assescofran) falou em nome dos homenageados e agradeceu a oportunidade de atuar pela melhoria da profissão contábil em sua região.

“Temos a consciência tranquila de ter feito o melhor trabalho possível, sempre com o sentimento de agregar valor à nossa profissão. Agradecemos à oportunidade e desejamos muito sucesso ao CRCSP. Contem sempre com a gente”, declarou Vera Lúcia.

“A classe contábil precisa sempre de pessoas dedicadas como vocês. Espero continuar a vê-los atuando nas entidades, para continuarmos juntos trabalhando pela melhoria da profissão contábil”, declarou o presidente Donizete.

Integrador Estadual e Doing Business

Após a homenagem aos delegados, o presidente da Jucesp, Walter Iihoshi, fez uma apresentação aos membros do plenário do CRCSP sobre o Integrador Estadual Paulista, sistema responsável pela integração de dados de registro e legalização de empresas entre órgãos e entidades das esferas municipal, estadual e federal.

O presidente Donizete agradeceu a presença de Iihoshi na plenária e lembrou que a parceria entre CRCSP e Jucesp, firmada em 2017 e renovada em 17 de janeiro de 2020, foi responsável por um significativo resultado do CRCSP na área de fiscalização, com a identificação de 10 mil pessoas jurídicas que praticavam a Contabilidade de forma irregular.

Iihoshi também apresentou dados referentes à modernização do atendimento da Jucesp em todo o Estado e reforçou a importância de os profissionais da contabilidade incentivarem seus clientes a participar da pesquisa Doing Business, que analisa informações referentes ao ambiente de negócios em todo o mundo.

O secretário de Administração da Jucesp, Jae Young, e a diretora da Junta, Angela Regina Bertelli, também participaram da plenária do CRCSP.

Homenagem pelo Mês da Mulher

Encerrando a sessão plenária especial, o Conselho Diretor e a Comissão CRCSP Mulher prestaram uma homenagem à presidente regional da Anefac, Marta Pelúcio, por sua atuação pelo desenvolvimento da Contabilidade e por ser uma profissional de referência na Contabilidade, que serve de exemplo para outras mulheres na área contábil.

O presidente Donizete, o vice-presidente João Carlos e a coordenadora da Comissão CRCSP Mulher, Flávia Augusto, destacaram a atuação de Marta pela Contabilidade, tanto como profissional, empresária contábil, na área acadêmica, como professora e pesquisadora e presidente regional da Anefac.

Após os agradecimentos, os membros do Conselho Diretor e representantes da Comissão CRCSP Mulher entregaram flores a Marta. Participaram da homenagem a coordenadora da Comissão, Flávia Augusto, a vice-coordenadora, Rosângela Maria da Costa Menezes, e as integrantes Angela Zechinelli Alonso, Daisy Christine Hette Eastwood, Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira, Heloísa de Castro Alves de Souza, Selma do Carmo Ribeiro e Teresinha da Silva.

Reuniões das Câmaras e do Conselho Diretor

No período da manhã, ocorreram também as reuniões das Câmaras de Fiscalização I, II e III, de Recursos, Desenvolvimento Profissional, Controle Interno e Política Institucional, com análise de processos e planejamento das ações do CRCSP em diferentes áreas.

Após as Câmaras, o presidente Donizete e os vice-presidentes João Carlos, Marcelo Monello e Mariano Amadio realizaram a reunião do Conselho Diretor, com a análise de temas pertinentes ao funcionamento e à atuação do Conselho. Os diretores Claudio Rafael Bifi, Domingos Sávio Mota, Verônica Moreira Nunes e Carlos do Carmo Rufino participaram da reunião.