Presidente do CRCSP alerta que faltam medidas dos governos federal e estadual para enfrentar a crise do coronavírus

Publicado em 25/3/2020

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), José Donizete Valentina, vem manifestando sua preocupação com a situação que todos os brasileiros enfrentam com a pandemia do Covid-19.

“A prioridade é a preservação das vidas humanas”, declarou Donizete, “mas não podemos esquecer o tremendo impacto que essa crise causará para a economia do nosso país”.

A preocupação externada pelo presidente do CRCSP vem ancorada na falta de medidas do Governo consideradas por ele como essenciais. “O faturamento das empresas cairá e, em muitíssimos casos, até mesmo cessará. Por isso, alertamos a lentidão do Governo em publicar novas medidas urgentes e necessárias”.

A demora em postergar a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e, no âmbito estadual, também medidas sobre o ICMS para empresas do Simples Nacional estão causando grande preocupação para as empresas.

“Nós profissionais da contabilidade estamos assessorando nossos clientes, porque este é o momento que as empresas estão se adaptando a novas formas de trabalho e também tendo de tomar medidas inéditas com relação a seus funcionários”, assegurou o presidente Donizete.

Informações técnicas e tomadas de decisão corretas fazem parte do dia a dia do trabalho dos profissionais de contabilidade para as empresas. “Apesar de também afetados pela corrida que enfrentamos na prevenção do coronavírus, estamos a postos para enfrentar e vencer esta etapa na vida de todos nós, mas o Governo tem a obrigação de nos ajudar urgentemente”, afirmou o presidente do CRCSP.

“Nós, profissionais da contabilidade, juntamente com a população brasileira, somos a parte mais frágil da cadeia, pois corremos o risco de ficar sem rendimentos e além disso, também estaremos com a responsabilidade das obrigações não cumpridas. Fazemos então um clamor ao Poder Público para que seja mais rápido na tomada de decisões e nos dê um retorno o mais urgente possível. Isto é essencial para a classe contábil, para as empresas e para o povo brasileiro”, concluiu o presidente do CRCSP.