Preservar vidas: CRCSP apoia medidas e pede apoio dos governos para os profissionais da contabilidade

Publicado em 7/4/2020

Nesta segunda-feira (6), o governador de São Paulo, João Dória, prorrogou a quarentena no estado até o dia 22 de abril. O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) apoia todas as medidas da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo que visam prevenir e deter a disseminação do Covid-19.

O CRCSP tem registrados mais de 150 mil profissionais e mais de 20 mil empresas de contabilidade no Estado de São Paulo. Empresas públicas e privadas, inclusive hospitais e atividades consideradas essenciais estão, neste momento sendo orientadas pelos profissionais da contabilidade.

No sábado (4), Dória voltou atrás em sua decisão de permitir que escritórios de contabilidade fizessem atendimento presencial, permitindo apenas atividades internas e home office.

Neste momento em que a união de forças é essencial para salvar vidas, a classe contábil não foge às suas responsabilidades perante o empresariado e o Governo e vem trabalhando diuturnamente para cumprir, como sempre fez, todas as demandas das empresas públicas, privadas e do terceiro setor, das mais diversas atividades e dos mais variados tamanhos.

Atento à prevenção da saúde dos profissionais da contabilidade, o CRCSP recomenda aos escritórios com trabalho presencial: manter os ambientes ventilados; higienizar adequada e regularmente cadeiras, mesas, telefones, teclados, computadores e outros equipamentos; não compartilhar objetos pessoais; disponibilizar lenços descartáveis em diversos locais para higiene nasal; distribuir dispensadores de álcool-gel; elaborar material visual de conscientização da importância da correta lavagem e secagem das mãos.

Aos profissionais de contabilidade que estão em home office, o CRCSP recomenda: organize seu canto; tome banho no horário usual, vista-se apropriadamente, faça o café da manhã como sempre; estabeleça uma rotina: defina um expediente para que tenha um horário para iniciar e terminar suas funções todos os dias; faça pequenos intervalos ao longo do dia — além de separar uma hora para o almoço; fuja das distrações no horário de trabalho; contato constante entre empregados e empregadores é essencial; fique atento às emoções: diante de todas as notícias sobre a pandemia, é importante monitorar o que está sentindo e evitar o isolamento virtual.

O CRCSP solicita que os usuários da contabilidade facilitem os contatos e envio aos contadores de documentos digitalizados de maneira segura para que os profissionais possam realizar seu trabalho da melhor forma possível. Solicita ainda que os empresários, valorizem o trabalho dos contadores e ajudem a manter os seus negócios.

Aos governos federal, estadual e municipais, o apelo é para que amparem os trabalhadores da contabilidade neste momento tão difícil, adaptem suas legislações e cancelem penalizações e multas.

O CRCSP apoia os 150 mil profissionais da contabilidade do Estado de São Paulo, está junto com cada um e tem fé que logo mais superaremos esta guerra contra o coronavírus.

José Donizete Valentina

Presidente do CRCSP