Site do BNDES informa desempenho de linhas emergenciais e orienta pequenas empresas na obtenção do crédito

Publicado em 6/5/2020

Página do Banco na internet passa a divulgar informações atualizadas sobre o desempenho de programas emergenciais

Listas informam quais instituições já oferecem capital de giro, quantas operações foram realizadas e quais as taxas de juros praticadas em cada estado

Informações ampliam a transparência e dão mais poder de negociação ao empresário

Depois de anunciar aprovações de mais de R$ 1 bilhão para capital de giro de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) em um mês, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publica em seu site informações úteis sobre a linha BNDES Crédito Pequenas Empresas, bem como o desempenho das linhas emergenciais lançadas pelo Banco para o combate aos efeitos da Covid-19.

Os valores aprovados para empréstimos nessa linha, bem como a sua distribuição por porte de empresas, podem ser obtidos na página Acompanhamento das medidas emergenciais contra o coronavírus. No link também estão disponíveis dados sobre o apoio emergencial do BNDES à saúde, a suspensão temporária de pagamentos de empresas que possuem financiamentos com o Banco e o programa de crédito para folha de pagamentos de pequenas e médias empresas.

O empresário pode acompanhar a atuação recente dos agentes financeiros credenciados para fazer a melhor escolha ao tomar o empréstimo na linha BNDES Crédito Pequenas Empresas clicando na página Atuação das instituições financeiras na linha BNDES Crédito Pequenas Empresas (capital de giro). Além de uma lista dos agentes que já oferecem os financiamentos, é possível acessar a quantidade de operações aprovadas nos últimos 15 dias, assim como conhecer as taxas médias de juros praticadas em cada estado, conforme o porte das empresas. “O objetivo é dar um parâmetro de referência para o empresário negociar melhor com o agente financeiro”, informa Tiago Peroba, chefe do Departamento de Clientes e Relacionamento Institucional do BNDES.

Como esse modelo de crédito se dá por meio de uma operação indireta, toda a negociação acerca dos valores a serem liberados, bem como taxas de juros, prazos e garantias, deve ser realizada pela empresa junto à instituição financeira credenciada. Por isso, para ter acesso aos recursos do BNDES, é importante que o empresário cite o nome da linha (BNDES Crédito Pequenas Empresas) para o gerente, na hora de pedir o empréstimo e comparar as condições.

A ampliação da linha de crédito a MPMEs foi uma das primeiras medidas emergenciais lançadas pelo BNDES para o combate aos efeitos da Covid-19, colocando no mercado um crédito rápido, ágil e flexível, por meio da rede de agentes financeiros parceiros, públicos e privados.

Os recursos, no total de R$ 5 bilhões, estão disponíveis para empresas (ou grupo econômico, quando for o caso) com faturamento anual de até R$ 300 milhões e limite de financiamento de R$ 70 milhões por CNPJ a cada 12 meses. Os empréstimos têm carência de 24 meses e prazo total de pagamento de até 60 meses, sem necessidade de justificar a destinação dos recursos.

Serviço:

Veja as tabelas com os dados sobre a atuação das instituições financeiras na linha BNDES Crédito Pequenas Empresas (capital de giro).

Confira as informações atualizadas sobre o desempenho das linhas emergenciais.

Saiba mais sobre a linha de capital de giro.

Fonte: BNDES.