CRCSP realiza primeira sessão plenária com transmissão ao vivo e presença de representantes de Entidades Contábeis do Brasil e países de Língua Portuguesa

Publicado em 15/5/2020

Em 15 de maio de 2020 o CRCSP realizou uma sessão plenária institucional com transmissão ao vivo nos canais do Conselho no Facebook e YouTube. A plenária, a primeira sessão virtual aberta ao público do CRCSP, teve a participação de representantes da classe contábil de todo o Brasil e de outros países falantes da Língua Portuguesa.

A sessão plenária foi coordenada pelo presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, e teve a participação do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda; do vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho; dos presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), Samir Ferreira Nehme, e de Santa Catarina (CRCSC), Rúbia Albers Magalhães; de presidentes e representantes das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo e de ordens representativas da profissão de Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

“Regimentalmente, o CRCSP deve aprovar todos os seus atos em uma reunião denominada plenária. Nesta gestão, nós separamos esta sessão em dois momentos: a reunião institucional, que realizamos hoje e tem como objetivo discutir assuntos pertinentes à profissão contábil, e uma plenária ordinária, que realizaremos no final do mês”, explicou o presidente do CRCSP na abertura da plenária.

Para iniciar a sessão, o conselheiro William Peterson de Andrade, representando os demais conselheiros, foi convidado a fazer uma reflexão sobre o momento atual que o mundo vive, seguindo-se à votação e aprovação de atas relacionadas a procedimentos internos do CRCSP pelos conselheiros.

Após os procedimentos regimentais, o presidente Donizete fez uma breve apresentação sobre a estrutura do CRCSP e passou a palavra ao presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, que falou sobre as ações do Sistema CFC/CRCs para auxiliar os profissionais contábeis e a sociedade a enfrentarem os efeitos econômicos da pandemia da Covid-19.

União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa

Zulmir Breda também falou sobre a criação da União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa (Ucalp), ocorrida em setembro de 2019 durante o VI Congresso da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), em Lisboa, Portugal.

“O objetivo da Ucalp é criar oportunidades para a troca de informações e aprendizado contínuo e promover a efetiva integração dos profissionais dos países de língua portuguesa para termos uma representatividade maior junto aos organismos internacionais. Hoje é uma boa oportunidade de fazer este reencontro dos profissionais destes países irmãos”, ressaltou o presidente do CFC.

Breda falou também sobre o convênio firmado pelo CFC, International Federation of Accountants(Ifac) e Ucalp: “gostaria de agradecer ao CRCSP por disponibilizar sua base de Educação Continuada a distância aos profissionais dos países de Língua Portuguesa”, concluiu ele.

O vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho, também destacou a importância da integração entre entidades de diversos países e parabenizou o CRCSP pela iniciativa da plenária virtual. “Nós estamos em um caminho de união. Esta sessão, realizada através de uma plataforma virtual, é uma oportunidade excepcional para a comunhão de objetivos comuns para o fortalecimento da classe contábil”, destacou Idésio.

A importância de convênio firmado para o compartilhamento de conteúdos de Educação Profissional Continuada e outras iniciativas que promovam a integração entre os países lusófonos também foi destacada pela presidente da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) de Portugal e da Ucalp, Paula Maria Pires de Oliveira e Silva Laia Franco. “Somos povos com muitas semelhanças e origens comuns. Este é um projeto que trará frutos no longo prazo para todos os países integrantes”, ressaltou a presidente.

Integração pela classe contábil

A presidente do CRCSC, Rúbia Albers Magalhães, falou brevemente sobre as ações do CRCSC neste período e destacou a importância de iniciativas que promovam a conexão entre as pessoas, especialmente neste momento de pandemia da Covid-19. “Comunicar de forma clara, rápida e consistente sempre foi um dos objetivos do CRCSC e do Sistema CFC/CRCs como um todo. Conectar pessoas é também fortalecer nossa profissão”, declarou Rúbia.

As ações do sistema CFC/CRCs e a comunicação direta com os profissionais da contabilidade também foram destacadas pelo presidente do CRCRJ, Samir Ferreira Nehme. “Este período de isolamento social trouxe muitas dificuldades, mas também oportunidades de valorização profissional e para buscar soluções inovadoras. Que possamos exercitar durante esta pandemia uma nova forma de convivermos, que nos permita evoluir como pessoas, com mais humanidade, solidariedade e união”, afirmou Nehme.

Representando as Entidades Contábeis do Estado de São Paulo, o presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, destacou que a atuação conjunta das entidades contábeis é necessária para atingir resultados melhores em prol dos profissionais da contabilidade.

“A Academia Paulista de Contabilidade está à disposição de todos os nossos colegas dos países de Língua Portuguesa para, juntos, alcançarmos níveis cada vez maiores de desenvolvimento da profissão”, declarou Chiomento.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, apresentou a seguir os números de atividades de Educação Profissional, acessos dos conteúdos online disponibilizados e os materiais que o CRCSP disponibilizou aos profissionais de países falantes da Língua Portuguesa, atendendo ao pedido feito pelo CFC.

Após a apresentação do convênio, os representantes das entidades contábeis dos países participantes relataram como seus países estão lidando com os efeitos sanitários e econômicos da pandemia da Covid-19 e como esta integração entre os profissionais contábeis de países lusófonos será benéfica para o avanço da contabilidade.

Participaram da sessão plenária do CRCSP ospresidentesda Ordem dos Técnicos Oficiais de Conta e Auditoria de São Tomé e Príncipe(Otoca), Hamilton Barros,e da Ordem Profissional de Auditores e Contabilistas Certificados de Cabo Verde (OPACC), José Mário Sousa,a vice-presidente da OCC, Filomena Maria Felgueiras Abreu Lima Moreira, os vogais da OCC José Pedro Ganchos Farinha e Manuel Madeira Teixeira, e representantes da OPACC de Cabo Verde, Vitalzinho Landin; da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas de Portugal, Carlos Bastos Rodrigues, da Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola, Gilberto Caliatu e Alberto Seixas, da Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (Ocam), Gildo Cossa, Cândida Chelengo e Djavana Suely Esteves, e da Otoca de São Tomé e Príncipe, Idalécio Viana.

Encerrando a sessão plenária, os vice-presidentes do CRCSP José Aparecido Maion (Administração e Finanças), João Carlos Castilho Garcia (Fiscalização, Ética e Disciplina) e Mariano Amadio (Registro) e os conselheiros Valmir Leôncio da Silva e Paulo Roberto Martinello Júnior também se manifestaram no final da sessão.

Também participaram da sessão plenária virtual os presidentes do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Francisco Antônio Maldonado Sant’Anna; da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Dagoberto Silvério da Silva; do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Reynaldo Pereira Lima Júnior, e da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Vanderlei Masson dos Santos; a presidente da Regional São Paulo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Marta Cristina Pelúcio Grecco; o vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Ibracon), Claudinei Tonon; o diretor Técnico do Ibracon – 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabbri, e os diretores do CRCSP Claudio Rafael Bifi (Executivo), Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura), Verônica Moreira Nunes (Operacional) e Carlos do Carmo Rufino (Administrativo).