CRCSP contribui para que parceria entre CFC, Ifac e Ucalp leve conhecimento a países falantes da língua portuguesa

Publicado em 18/5/2020

Um convênio firmado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o International Federation of Accountants(Ifac) e a União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa (Ucalp) irá auxiliar profissionais da contabilidade de nove países a se atualizarem durante o período de isolamento social ocasionado pela disseminação da Covid-19 no mundo. O Portal do Conhecimento, fruto desta parceria, está no ar desde o dia 1° de abril e disponibiliza gratuitamente conteúdos online a profissionais de países falantes da língua portuguesa.

O CRCSP é uma das entidades apoiadoras do Portal do Conhecimento e, a pedido do CFC, colocou sua plataforma de conteúdo a distância, com 18 temas gravados, à disposição do Ifac. Para acessar o material, basta fazer um cadastro gratuito no portal do CRCSP.

Além do Brasil, oito países e uma região administrativa têm o português como a única ou como umas das línguas oficiais: Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e a província de Macau, na China.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, disse que é uma honra para o Conselho paulista poder contribuir para este projeto, que “beneficiará milhares de profissionais e contribuirá para o avanço da profissão contábil no mundo todo”.

Para falar sobre o projeto, Donizete convidou o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, o vice-presidente Técnico do CFC, Idésio da Silva Coelho Júnior, a presidente da Ucalp e da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) de Portugal, Paula Maria Pires de Oliveira e Silva Laia Franco, e presidentes e representantes de entidades dos países membros da Ucalp para a plenária institucional do CRCSP, realizada de forma virtual em 15 de maio de 2020 e transmitida ao vivo pelo canal do Conselho no YouTube.

Ao apresentar o convênio na plenária virtual, o presidente do CFC destacou que “a cooperação e o aprendizado contínuo são ferramentas essenciais para superarmos as dificuldades e promovermos a efetiva integração dos profissionais dos países de língua portuguesa”. Ele agradeceu também a participação do CRCSP no projeto.

O vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho, também destacou na plenária a importância da integração. “Estamos em um caminho de união, de comunhão de objetivos comuns para o fortalecimento da classe contábil. Neste momento conturbado que vivemos, temos que nos apoiar e compartilhar projetos inovadores para crescermos cada vez mais, como profissionais e seres humanos”, complementou o vice-presidente Técnico do CFC.

Para a presidente da Ucalp e da OCC, o projeto é um passo adiante para uma maior integração entre países-irmãos. “Somos povos com muitas semelhanças e origens comuns. Este é um projeto que trará frutos no longo prazo para todos os países integrantes”, concluiu Paula Franco, na plenária virtual do CRCSP.