Presidente do CRCSP é um dos debatedores em live da PUC-SP

Publicado em 4/6/2020

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) realizou, em 3 de junho de 2020, uma live aberta sobre “Informações Contábeis em Tempos de Crise”. O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, foi um dos debatedores, juntamente com o professor da PUC-SP Alexandre Gonzales. A atividade, realizada em ambiente virtual do Google Meet, foi transmitida ao vivo pelos canais do CRCSP no Facebook e YouTube.

O conselheiro do CRCSP Fernando de Almeida Santos fez a abertura da live e agradeceu a presença dos debatedores. “Agradeço ao professor Alexandre, que tem uma atuação acadêmica de extrema relevância, e ao presidente José Donizete Valentina, que além do excelente trabalho à frente do CRCSP, é também professor e membro da Academia Paulista de Contabilidade. Desejo a todos que nos assistem uma tarde de muito aprendizado”, destacou Fernando.

A professora Thaís Billegas fez a mediação da atividade e direcionou perguntas ao presidente Donizete e ao professor Alexandre Gonzales. Donizete, ao falar sobre o papel legal do CRCSP, destacou que o objetivo maior do CRCSP é a proteção da sociedade, por meio das atividades de registro, fiscalização e promoção da Educação Profissional Continuada.

“A concorrência desleal é um grave problema, pois expõe a sociedade ao risco, tanto de imperícia, que pode acarretar grandes prejuízos aos negócios, como pelo desrespeito às normas, o que por si só demonstra falta de compromisso com uma atuação ética”, explicou Donizete, que falou ainda sobre a importância da atualização constante e como os profissionais da contabilidade são essenciais para a recuperação das empresas.

Sobre a elaboração de estimativas, Alexandre Gonzales reconheceu que toda estimativa é passível de ajustes, mas que ao tomar decisões embasadas e evidenciá-las, estas tornam-se mais acertadas. “Uma das características da profissão contábil é a representação fidedigna. Com a contabilidade, se você seguir a estrutura conceitual adequadamente, você tende a representar de forma fidedigna e livre de erros a realidade”, destacou Gonzales.

“O profissional deve ter muito zelo pelas informações que gera, porque elas são cada vez mais necessárias, especialmente no cenário atual” - complementou Donizete, - “Todos nós sairemos mais fortes após a pandemia da Covid-19. E que possamos, após tudo isto, ter ainda mais qualidade, mais ética e, consequentemente, uma profissão mais forte e reconhecida pela sociedade”, afirmou o presidente do CRCSP.

Também participaram da live o diretor Executivo do CRCSP, Claudio Rafael Bifi, e professores da PUC-SP. Ao final da atividade, os professores Thaís Billegas e Alexandre Gonzales e o conselheiro do CRCSP Fernando de Almeida Santos sortearam os livros Ética Empresarial, Pesquisa e Gestão: Reflexões Contemporânease CPC 06 – Contrato de Arrendamento Mercantil Comentado.