Presidente do CRCSP participa do lançamento do Movimento Democracia Sempre

Publicado em 5/6/2020

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB SP) realizou, em 5 de junho de 2020, uma cerimônia virtual para o lançamento do Movimento Democracia Sempre, em defesa do Estado Democrático de Direito e das liberdades civis. O CRCSP é uma das entidades apoiadoras e o presidente do Conselho, José Donizete Valentina, participou do ato inaugural do Movimento, que tem o Conselho e entidades de diversos segmentos da sociedade civil como signatários.

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Eduardo Tuma, representou o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, na cerimônia e ressaltou que todos os entes federativos devem responder “à autoridade maior da nossa nação: o cidadão brasileiro, que é o detentor legítimo do poder”.

O governador do Estado de São Paulo, João Dória, participou do ato de lançamento e cumprimentou a OAB SP e as entidades signatárias pela iniciativa. “Parabéns, OAB SP e a todos que fazem parte do Movimento Democracia Sempre, por escreverem mais este capítulo na história democrática do país. Contem sempre com o Governo do Estado de São Paulo”, afirmou Dória.

Representando os Conselhos de fiscalização do exercício profissional, o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis da 2ª Região (Creci-SP) e presidente da Câmara dos Profissionais Registrados em Conselhos e Ordens, José Augusto Viana Neto, destacou que “a democracia é o governo de todos, não importa a ideologia. Temos que defender a pluralidade de ideias e a participação de todos na defesa das bases democráticas neste momento”, ressaltou Viana.

O Procurador de Justiça do Estado de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, pontuou que a democracia é o bem maior da sociedade e reafirmou o compromisso do Ministério Público, órgão ao qual a Procuradoria é vinculada, à defesa do Estado Democrático de Direito e de uma “sociedade justa, fraterna e ancorada nas liberdades individuais”.

O presidente da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, encerrou a cerimônia explicando as bases do Movimento Democracia Sempre. “Este é um movimento que se propõe absolutamente coletivo e tem o envolvimento de toda a sociedade civil. Levantamos aqui bandeiras comuns e históricas, de respeito à Constituição e à defesa da democracia”, ressaltou Santos.

“Apenas na busca do consenso e na união conseguiremos atestar nossa missão principal, de servir à maior autoridade de todas no Estado Democrático de Direito, que é o cidadão”, concluiu o presidente da Ordem.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, ressalta a importância de apoiar, de forma apolítica e com respeito a todos os vieses e ideologias, a defesa da democracia, das instituições e, principalmente, do cidadão brasileiro.

“Neste momento de crise, onde as vidas de todos estão sendo ameaçadas pela Covid-19, temos que defender a estabilidade e o respeito entre as instituições para, juntos, podermos superar a crise e nos preparar para o período de recuperação pós-pandemia. A classe contábil sempre contribuiu e continuará a contribuir para o desenvolvimento do país e agora, mais do que nunca, faz a diferença, com ética e muita competência”, destacou o presidente Donizete sobre o ato em defesa da democracia.