Presidente do CRCSP e diretor do IBGC falam sobre Compliance na primeira edição do Encontro de Líderes

Publicado em 11/6/2020

Em 11 de junho de 2020, o CRCSP realizou em seu canal no YouTube a primeira edição do Encontro de Líderes, série de debates com representantes de importantes setores da Economia sobre os principais desafios da atualidade. O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, e o diretor-geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Pedro Melo, foram os palestrantes e falaram sobre “Compliance com Foco nas PMEs e Organizações Contábeis”.

Os conceitos do compliance, como adotar os mecanismos de controle e sua importância para organizações de todos os portes e segmentos foram os principais pontos do debate, que teve mediação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Marcelo Roberto Monello.

“O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo está alinhado ao IBGC na divulgação das melhores práticas da Governança e do compliance para as organizações contábeis com os valores que estão na essência da Contabilidade, como a transparência, a equidade, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa”, destacou o vice-presidente Monello na abertura.

“Neste momento de pandemia, que está sendo difícil para todo mundo, os profissionais da contabilidade enfrentam dificuldades diversas. Mas é também o momento de aproveitarmos cada segundo para nos preparar e conseguir seguir em frente. A conformidade nunca teve tanta importância como agora, pois as pessoas exigem cada vez mais valores como a transparência e a ética”, declarou o presidente Donizete.

Pedro Melo explicou a importância da governança e do compliance, que segundo ele são “a coerência entre aquilo que se espera das organizações no tocante às regras, leis e aos seus princípios e o que a empresa ou entidade entrega no dia a dia”.

Os representantes do CRCSP e do IBGC explicaram os conceitos que regem o compliance e os procedimentos para implantá-lo nas organizações. Melo revelou que os pilares do compliance são a prevenção (avaliar os riscos aos quais a organização está sujeita e adotar políticas e procedimentos para evitá-los), a detecção (realizar o monitoramento contínuo dos processos) e a definição e execução de um plano de ação, com uma resposta adequada e contundente ao risco.

O presidente Donizete ressaltou a importância de todos, pequenos e grandes, adotarem o compliance em seu dia a dia. “Quando lidamos com procedimentos e normas, temos que entender que o pequeno empresário está sujeito às mesmas regras éticas dos grandes. E ainda que não exista um dolo, os responsáveis pelas organizações também são responsáveis pelo que ocorre na entidade, especialmente quando não há procedimentos de prevenção aos potenciais riscos”, ressaltou Donizete.

“Outro benefício do compliance é a profissionalização que possibilita e a credibilidade que confere à empresa. Para que elas possam crescer e deixar de ser pequenas, elas dependem muito de sua credibilidade junto aos seus públicos”, concluiu o presidente do CRCSP.

“É importante ressaltar que os mecanismos de controle devem ser aplicados de acordo com as características da empresa. Há componentes da governança e do compliance que podem e devem ser adotados até mesmo nas microempresas, pois eles estão embasados em princípios”, completou o diretor do IBGC.

Ao final do Encontro de Líderes, Donizete agradeceu a parceria do IBGC com os profissionais da contabilidade e a presença do seu diretor com a valiosa contribuição na atividade. “Acredito que conseguimos trazer a essência do tema, que tem por base a ética, a seriedade e o profissionalismo, valores defendidos pelo CRCSP e pelo IBGC. Nós, profissionais da contabilidade, devemos estar preparados, sermos agentes da transformação e protagonistas da nossa história”, concluiu o presidente do Conselho.