CRCSP e CFC realizam reunião sobre procedimentos de Governança e Compliance

Publicado em 12/6/2020

Em 12 de junho de 2020, ocorreu uma reunião virtual entre conselheiros, diretores e gestores das áreas do CRCSP e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) responsáveis pela elaboração dos planos de Governança e compliance e aplicação destes princípios nas atividades diárias do Conselho.

A diretora Executiva do CFC, Elys Tevânia, e o diretor Executivo do CRCSP, Claudio Rafael Bifi, coordenaram a reunião, que teve como objetivo discutir as melhores práticas adotadas na administração do CRCSP e alinhar os planos de governança e compliance entre o Conselho Regional e o CFC.

“Agradeço ao CRCSP, na pessoa de seu diretor, Claudio Rafael Bifi, pela parceria estabelecida, que permite um trabalho harmônico e profícuo entre o CFC e o CRCSP”, destacou Elys Tevânia no início da reunião.

Bifi apresentou as ações de Governança e Compliance na gestão do CRCSP e reafirmou o compromisso da entidade com estes princípios, prezando pela aplicação cuidadosa e pela integração com o planejamento do CFC e demais Conselhos do Sistema CFC/CRCs.

“Nós temos os mesmos problemas dos Conselhos de Contabilidade de todo o país, por isto esta integração do Sistema é tão importante, para permitir a troca de experiências e a ação conjunta para propor soluções”, ressaltou o diretor Executivo do CRCSP.

O coordenador da Comissão de Gestão da Governança Organizacional e Compliance no Âmbito do CRCSP, Paulo César Adorno, apresentou as ações da Comissão e destacou que a Governança e o Compliance são o “guarda-chuva que abriga todas as outras ações da entidade”, garantindo o bom funcionamento do Conselho e a prevenção a potenciais riscos.

O vice-presidente de Administração e Finanças, José Aparecido Maion, ressaltou que o CRCSP está acompanhando o orçamento em tempo real, reavaliando expectativas e planejando a aplicação das receitas considerando diversos cenários futuros.

“A sustentabilidade do Conselho depende de planejarmos o orçamento com expectativas realistas, para que a entidade permaneça funcionando com a segurança necessária e a qualidade exigida de todos os nossos serviços”, destacou Maion.

O vice-presidente de Registro Mariano Amadio, e os conselheiros do CRCSP, responsáveis e integrantes das Comissões e Câmaras do CRCSP também participaram da reunião.

O Sistema de Gestão da Qualidade, o mapa de gestão de riscos, o plano anual de contratações, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e os trabalhos da Comissão de Conduta e do Comitê de integridade foram alguns dos pontos tratados na reunião. Os diretores e gestores das diversas áreas do CFC apresentaram suas análises sobre os trabalhos desenvolvidos na gestão do CRCSP e as iniciativas aplicadas pelo CFC no âmbito federal.

Os diretores do CRCSP Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura), Verônica Moreira Nunes (Operacional) e Carlos do Carmo Rufino (Administrativo) participaram da reunião e apresentaram os resultados das áreas sob suas responsabilidades.