Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP participa de live do PVCC-AM sobre importância do Terceiro Setor

Publicado em 17/6/2020

A Comissão Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil do Amazonas (PVCC-AM) realizou, em 17 de junho de 2020, uma live sobre “A Importância da Contabilidade no Terceiro Setor”, promovida com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM). O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, e a integrante da Comissão do PVCC-AM, Francisca Gomes, foram os palestrantes da live, realizada no perfil do PVCC-AM no Instagram.

A relevância dos serviços prestados pelas entidades sem fins lucrativos para a sociedade, os desafios do Terceiro Setor neste período de pandemia e as soluções para superar estes desafios foram alguns dos temas discutidos por Monello e Francisca durante a apresentação.

Sobre os impactos da pandemia de Covid-19, Monello afirmou que a Contabilidade torna-se ainda mais essencial neste período, especialmente para o Terceiro Setor. “Este é um momento delicado para todas as áreas, mas existe uma complexidade maior no Terceiro Setor. As entidades sem fins lucrativos têm seus recursos com destinação certa e possuem convênios e contratos que não podem ser interrompidos. É aí que o profissional da contabilidade deve atuar, auxiliando a gestão a tomar as decisões corretas”, explicou o vice-presidente.

Monello falou ainda sobre a importância das certificações como o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) e o de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e sobre as informações que as entidades devem comprovar para a manutenção de convênios, gratuidades e fomentos necessários para sua continuidade.

“Este é o momento de os gestores de entidades sem fins lucrativos demonstrarem ainda mais a relevância dos serviços prestados e a boa gestão dos recursos. Os profissionais da contabilidade são fundamentais nesta comprovação, além de auxiliarem a gestão nas decisões a serem tomadas”, ressaltou o vice-presidente.

A Comissão do PVCC-AM realiza uma série de lives sobre temas voltados à Contabilidade para o Terceiro Setor. Para conferir os próximos temas e as lives já realizadas, siga o perfil do PVCC-AM no Instagram.