CRCSP realiza reunião técnica sobre normas em Audiência Pública

Publicado em 23/6/2020

Em 23 de junho de 2020, o CRCSP realizou uma reunião técnica para discutir com os profissionais da contabilidade pontos importantes das Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público que estão em processo de audiência pública no Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

A reunião técnica tratou sobre as normas NBC TSP 27 – Arrendamentos, NBC TSP 28 – Informações por Segmento, NBC TSP 29 – Divulgação de Informação Financeira do Setor Governo Geral e NBC TSP 30 – Benefícios Sociais. O vice-presidente Técnico do CFC, Idésio da Silva Coelho Júnior, e o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, José Aparecido Maion, discutiram com outros especialistas os principais pontos das normas em audiência pública. O conselheiro do CRCSP e coordenador do Grupo de Trabalho Referente aos Assuntos da Área Pública, Valmir Leôncio da Silva realizou a mediação da atividade.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, enviou uma mensagem aos participantes na abertura, destacando a relevância do tema e de os profissionais participarem ativamente do processo de audiência pública das normas contábeis. “Essas normas exigem uma discussão mais aprofundada e, por isso, é de grande importância realizarmos uma atividade deste tipo, ainda mais com a presença de grandes especialistas, como temos hoje”, declarou Donizete.

Idésio também destacou a importância de todos participarem do processo de melhoria das normas contábeis e informou aos presentes que o prazo para enviar sugestões para as normas NBC TSP 27, 28, 29 e 30 foi prorrogado para 27 de julho. “Devido às inúmeras dificuldades que os profissionais enfrentam nos últimos dias, nós expandimos o prazo das audiências públicas para que os profissionais possam contribuir”, explicou o vice-presidente Técnico do CFC.

Maion revelou que para incentivar e dar suporte à participação dos profissionais na melhoria das normas da profissão, o CRCSP criou Grupos de Trabalho e realiza reuniões técnicas para diversos segmentos da profissão. “Nós identificamos a necessidade de ampliar a adesão dos profissionais neste processo, para que elas possam refletir de maneira mais fidedigna a realidade e as necessidades da profissão”, destacou o vice-presidente do CRCSP.

Também participaram da reunião técnica o conselheiro do CRCSP e vice-coordenador do Grupo de Trabalho Referente aos Assuntos da Área Pública, Manoel do Nascimento Veríssimo, os especialistas Fabiana Ferreira Pascoaloto, Marcos Vinício Bilancieri, Patrícia Siqueira Varela e Roberto de Oliveira Júnior, que apresentaram a aplicação dos dispositivos previstos pelas normas NBC TSP em audiência pública.

Ao final da reunião técnica, Maion lembrou também que as minutas das normas em audiência pública podem ser baixadas diretamente do site do CFC, para que os profissionais possam analisá-las detalhadamente e enviar suas contribuições de melhoria ao Conselho Federal de Contabilidade.

As sugestões de melhoria podem ser enviadas ao CFC até 27 de julho, para o e-mail tecnicacfc@gmail.com.