Presidente, vice-presidentes e conselheiros do CRCSP debatem estratégias para empresários retomarem os negócios após a crise

Publicado em 24/6/2020

Os desafios do período de pandemia e as estratégias para promover o crescimento econômico após a crise foram temas da atividade “Profissão Contábil em Debate”, realizada em 24 de junho de 2020, no canal do CRCSP no YouTube. Organizado em quatro painéis, o painel tratou sobre a “Retomada dos Negócios de Forma Estratégica” e contou com a presença do presidente do Conselho, José Donizete Valentina, dos vice-presidentes e conselheiros do CRCSP.

“Neste debate iremos tratar como os empresários podem retomar suas atividades e superar as dificuldades durante esta crise. Mas acima de tudo, com consciência e responsabilidade pela vida. É muito importante que todos respeitem os protocolos de segurança e adotem medidas para preservar a saúde de todos”, ressaltou o presidente Donizete na abertura da atividade.

O presidente Donizete, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, e as conselheiras Alessandra Gouveia Pires, Eliane Aparecida Maia e Rosângela Maria da Costa Menezes apresentaram o painel “Valorizando as Experiências Positivas da Crise para a Retomada dos Negócios” e discutiram como o aprendizado obtido durante a pandemia pode contribuir para o período de retomada do crescimento.

A continuidade ou não do home office nas empresas após a pandemia foi o tema do segundo painel do debate. O presidente Donizete, o vice-presidente de Registro, Mariano Amadio, e os conselheiros Adriano Corrêa da Silva, Luiz Cláudio da Costa e Márcio Lério da Silva discutiram aspectos positivos e negativos do trabalho remoto, que é novo para a maioria das empresas.

O terceiro painel teve como debatedores o presidente Donizete, o vice-presidente de Administração e Finanças, José Aparecido Maion, e os conselheiros Adilvo Pinheiro de Oliveira França Júnior, Adriano Gilioli e Fernanda Moreira Stamboni. Eles discutiram como a pandemia afetou o relacionamento dos empresários com sua equipe e a importância de uma comunicação rápida e eficiente neste momento de retomada.

O relacionamento dos profissionais com seus clientes foi o tema do último painel, apresentado pelo presidente Donizete, pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Marcelo Roberto Monello, e pelos conselheiros Marcelo Gomes de Barros, Roberson de Medeiros e Paulo Takao Takamura. Os aspectos financeiros deste relacionamento e questões relacionadas a contratos e negociações foram alguns dos tópicos discutidos pelos representantes do CRCSP no painel.