GDI do CRCSP homenageia Dia Internacional do Orgulho LGBTI+

Publicado em 28/6/2020

“Se o preconceito é doença, a informação é cura” – Maria Fernanda, travesti e ativista

“Existir, Persistir, Resistir” – Lema da Global Pride 2020

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado no mundo todo, anualmente, em 28 de junho. A data lembra um dos episódios mais marcantes da luta da comunidade gay por seus direitos: a Revolta de Stonewall, ocorrida em 1969 em Nova York. 

Nesse dia, a comunidade LGBT se rebelou contra uma série de incursões da polícia ao bar Stonewall Inn, cuja frequência era predominantemente de homossexuais. Com as invasões da polícia, eles eram presos e sofriam toda a sorte de represálias pelas autoridades, até que os frequentadores resolveram se insurgir. Foram dois dias de confrontos com a polícia, movimento que acabou se espalhando por todo o bairro de Greenwich Village.

Esse movimento representa o marco inicial da luta pela igualdade civil da população LGBT no século 20. Os confrontos abertos chamaram a atenção para a situação a que aquele grupo era submetido e levaram à uma maior união e articulação da população LGBT, em busca do legítimo direito à visibilidade e respeito. 

Lutam por respeito, dignidade, mercado de trabalho, educação. Muito ainda há de se conquistar. O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, através do GDI – Grupo de Trabalho Diversidade e Inclusão desenvolve um trabalho voltado, também, à defesa dos direitos civis da população LGBT que representa.

Profissional da contabilidade, venha conosco nesta luta!