Conselheiro Bruno Cruz fala sobre iniciativas do CRCSP pela inclusão em entrevista para o Momento Anefac

Publicado em 1/7/2020

O conselheiro e integrante do Grupo de Trabalho Diversidade e Inclusão do CRCSP Bruno Alexandre Cruz foi entrevistado pelo programa Momento Anefac, podcast da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Em um bate-papo com o vice-presidente de Capital Humano da Anefac, Emerson Weslei Dias, Bruno falou sobre a atuação do Grupo do Trabalho e outras iniciativas do CRCSP pela inserção e representatividade de todos os públicos na classe. Bruno falou sobre informações históricas e fez uma análise sobre a situação atual sobre a diversidade no mercado de trabalho, tanto no contexto brasileiro como no mundo.

“Este é um ponto que as entidades, entre elas o CRCSP, empresas e a sociedade civil estão se mobilizando em um movimento muito forte. Nós, enquanto sociedade, temos que entender o contexto da época para compreendermos melhor o presente e não repetirmos os erros do passado”, destacou o conselheiro do CRCSP.

O podcast Momento Anefac pode ser conferido no Spotify e no YouTube. Periodicamente são convidadas personalidades da classe contábil para falar sobre um tema de destaque na profissão.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, também foi entrevistado pelo programa em março, em conjunto com a presidente Regional de São Paulo da Anefac, Marta Pelúcio, e o head de Contabilidade da Associação, Ulysses Magalhães, e falou sobre os impactos da Covid-19 na Contabilidade.

Atuação conjunta

Para ampliar sua capilaridade e frentes de atuação, o CRCSP conta com diversos grupos de trabalho e comissões. Eles são formados por conselheiros do CRCSP e colaboradores de outras entidades e da sociedade civil, que atuam de forma voluntária para promover ações voltadas a diversos temas relacionados à profissão contábil e à sociedade.

As ações do Grupo Diversidade e Inclusão do CRCSP têm como finalidade dar visibilidade, levar informações e apoiar ações voltadas à inserção das minorias no mercado de trabalho e o combate à discriminação. A inclusão e a redução das desigualdades é também o objetivo da Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal (CRCSP Social), que atua em conjunto com o GDI e outras Comissões em diversos projetos.

“A integração é fundamental para termos melhores resultados em benefício da classe contábil. Esta união está presente também no lema da atual gestão do CRCSP, “Unindo Ideias e Vencendo Desafios”, o que reforça a importância da participação de todos, profissionais, entidades e da sociedade”, destacou o coordenador da Comissão CRCSP Social, conselheiro José Augusto Picão.

A Comissão CRCSP Mulher também desenvolve projetos em conjunto com outras comissões, grupos de trabalho e com as Entidades da Classe Contábil. “Incentivar a diversidade e a igualdade de direitos é também uma das premissas da Comissão CRCSP Mulher. Para isso, trabalhamos de mãos dadas com outras Comissões, por exemplo, em campanhas como o Outubro Rosa e outras voltadas à conscientização e à capacitação para o mercado de trabalho”, declarou a coordenadora da Comissão CRCSP Mulher, Flávia Augusto.

“Há estudos que demonstram, inclusive, que a diversidade e a inclusão nas empresas têm melhorado até mesmo os resultados financeiros das empresas, além de criar um ambiente melhor para todos”, concluiu Flávia.