Encontro de Líderes com os presidentes do CRCSP e Apimec trata sobre aplicação do valuation

Publicado em 9/7/2020

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, e o presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), Ricardo Tadeu Martins, foram os convidados da segunda edição do “Encontro de Líderes”, transmitido ao vivo em 9 de julho de 2020. O vídeo permanece disponível e pode ser conferido na íntegra no canal do CRCSP no YouTube.

Com mediação do vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, os presidentes do CRCSP e da Apimec debateram “A Importância do Valuation – Avaliação de Uma Empresa de Capital Aberto pelo Método do Desconto de Fluxo de Caixa Livre” e a aplicação do método de estimativa de valor das empresas, especialmente no atual momento de pandemia da Covid-19 e para a recuperação no período pós-pandemia.

“O valuation é uma metodologia para a avaliação do fluxo de caixa descontado para valorar as empresas. É uma metodologia internacional que trabalha com método financeiro de precificação de ativos e tem diversas aplicações”, explicou João Carlos sobre o tema do Encontro de Líderes.

“O valuation pode ser utilizado em qualquer ativo, através de processos de modelagem, que surgiram de uns 15 anos para cá, anteriormente fazíamos tudo manualmente. O objetivo é, através do plano de contas de uma empresa, desenvolver expectativas futuras para um determinado exercício. É imprescindível possuir e compreender as demonstrações contábeis, o histórico dos balanços e das demonstrações de resultados, assim como o próprio fluxo de caixa”, revelou o presidente da Apimec no Encontro.

“As bases do valuation são os elementos que a Contabilidade produz. A partir da Contabilidade são realizadas análises de segmentação da empresa, expectativas dos mercados futuros e dos contratos existentes para fazer uma projeção com uma visão econômica ampla das tendências deste segmento”, complementou o presidente do CRCSP.

“Muitas vezes o profissional contábil desconhece todas as oportunidades de atuação que ele tem à disposição. A familiaridade que os profissionais contábeis possuem para lidar com normas, leis e balanços conferem uma vantagem neste mercado, sendo que muitos analistas financeiros e profissionais de investimentos são também profissionais da contabilidade”, concluiu Donizete.

O Encontro de Líderes reúne personalidades de destaque em importantes setores da economia para falar sobre os desafios do mundo corporativo ocasionados pela disseminação da Covid-19 e as ações adotadas por profissionais da contabilidade, gestores e demais profissionais do mundo dos negócios para superá-los.