Painel “Profissão Contábil em Debate” com os presidentes do CRCSP e do Sescon-SP traz orientações aos profissionais sobre o Pronampe

Publicado em 14/7/2020

Para esclarecer dúvidas e auxiliar os profissionais da contabilidade a darem suporte aos seus clientes, o CRCSP realizou em 14 de julho de 2020 mais um painel “A Profissão Contábil em Debate”, sobre o tema “Orientando o Cliente ao Pronampe: Atenção ao Orçamento e ao Fluxo de Caixa”. A atividade foi transmitida ao vivo no canal do CRCSP no YouTube.

Os debatedores foram o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, e o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Reynaldo Pereira Lima Júnior. O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, realizou a mediação do painel.

Os presidentes do CRCSP e do Sescon-SP realizaram uma análise sobre a aplicação do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e deram informações aos profissionais contábeis sobre como auxiliar seus clientes na obtenção de crédito junto às instituições bancárias.

“Os empresários estão enfrentando alguns entraves em relação ao Pronampe, entre eles está a carta enviada pela Receita Federal, que não chegou a todos os contribuintes. O profissional da contabilidade pode, inclusive, fazer a consulta pelo e-CAC para seu cliente, auxiliando-o neste processo”, destacou o presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP.

Outro problema relatado pelos presidentes foi relativo ao envio de comunicados zerados para as empresas do lucro presumido e real. “Essa informação da Receita foi feita com base na declaração da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), cujo prazo foi prorrogado, sem contar o prazo para o processamento da declaração. O profissional tem que explicar ainda aos clientes que este problema é ocasionado por uma falha logística da própria Receita”, explicou Lima.

“Vivemos hoje um momento único, com grandes desafios, mas também muitas oportunidades. O profissional contábil é ainda mais essencial neste momento e exercemos hoje um protagonismo na preservação das empresas, mas o governo também precisa dar maior suporte aos profissionais neste momento”, ressaltou Donizete.

“O profissional da contabilidade deve assumir neste momento a linha de frente. Ele deve sentar com o cliente e fazer uma análise sobre fatores como a perspectiva de retomada do negócio, as projeções do setor e sobre a capacidade de pagamento do cliente. Com isto saímos na frente e valorizamos nosso trabalho, para podermos colher os frutos desse trabalho mais à frente”, concluiu o presidente do CRCSP.