Com transmissão ao vivo, reunião plenária do CRCSP tem presença de representantes da AIC, CFC, CRCES, CRCRS e das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo

Publicado em 16/7/2020

Em 16 de julho de 2020, o CRCSP realizou a 10ª reunião plenária da entidade em 2020, com transmissão ao vivo no canal do Conselho no YouTube e a presença de lideranças contábeis internacionais, nacionais e estaduais.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, coordenou a reunião e apresentou na abertura os objetivos da sessão plenária institucional, de promover uma gestão do Conselho participativa e transparente. “Nosso objetivo aqui é mostrar aos profissionais como ocorre a sessão plenária e apresentar o trabalho que as entidades contábeis realizam pela profissão, para que nossa profissão seja cada vez mais grandiosa e valorizada”, destacou Donizete.

A seguir, o presidente nomeou o conselheiro William Peterson de Andrade para proferir algumas palavras de abertura e passou na sequência à aprovação das atas relatadas pelas Comissões e Câmaras do CRCSP e para a apresentação das autoridades convidadas.

Participaram da sessão plenária virtual do CRCSP a presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, acompanhada dos membros do Comitê Executivo da AIC; o vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Idésio da Silva Coelho Júnior; as presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES), Carla Cristina Tasso, e do Rio Grande do Sul (CRCRS), Ana Tércia Lopes Rodrigues; o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Dagoberto Silvério da Silva; o presidente do CRCSP na gestão 2014-2015 e membro da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, entre outros representantes de entidades contábeis.

O vice-presidente Técnico do CFC falou sobre os projetos desenvolvidos pelo Conselho Federal pelo desenvolvimento da profissão contábil, com destaque para o trabalho de atualização das Normas Brasileiras de Contabilidade por meio dos processos de audiência pública.

“Estão agora em audiência pública as normas NBC TSP n.º 27, 28, 29 e 30, vinculadas ao Setor Público. O prazo para o envio de sugestões foi estendido para 27 de julho, a pedido, inclusive, do CRCSP, para que os profissionais tenham a oportunidade de contribuir”, declarou Idésio.

Integração internacional

Maria Clara falou sobre a atuação da AIC, entidade internacional que preside e tem como objetivo promover a integração entre os profissionais da contabilidade do continente americano e promover o desenvolvimento acadêmico e científico da profissão.

“Nossa atuação na AIC é muito focada nos trabalhos dos Comitês Técnicos. Temos 11 Comitês, com a participação de membros de toda a América, dos quais 13 são brasileiros, quatro deles do Estado de São Paulo, sendo um deles o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, além da presidente do CRCSP na gestão 2018-2019, Marcia Ruiz Alcazar, e dos contadores Ana Maria Galloro Laporta e Benedicto David Filho”, destacou Bugarim.

Maria Clara apresentou também os membros do Comitê Executivo, que falaram brevemente sobre o trabalho da Associação e sobre a importância desta integração entre os países americanos. Participaram da plenária o 1º vice-presidente da AIC, Héctor Jaime Correa Pinzón; o vice-presidente de Assuntos Técnicos, Jorge Sandoval La Serna; a vice-presidente de Comunicações, Ana Corcio; o vice-presidente de Afiliações, Nelson Hahn, e o presidente da Associação na gestão anterior, Gustavo Gil.

Maria Clara falou também sobre a Conferência Interamericana de Contabilidade e o Cumbre de las Américas, eventos promovidos pela AIC e que serão realizados, respectivamente, em 2021 e 2022.

“Ano que vem teremos a 24ª Conferência Interamericana de Contabilidade, que será realizada em conjunto com a 18ª Convenção Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. Vamos mostrar aos nossos amigos da América toda a nossa competência e que nosso país é plural, continental e com uma diversidade ímpar”, convidou a presidente da AIC.

Atuação das entidades contra a crise

Para falar sobre as ações adotadas em seus estados para apoiar os profissionais contábeis durante a pandemia, o presidente Donizete convidou para a plenária a presidente do CRCES, Carla Cristina Tasso, e a presidente do CRCRS, Ana Tércia Lopes Rodrigues.

Carla Tasso contou na plenária o trabalho desenvolvido pelo Conselho capixaba para acelerar o processo de virtualização de processos e o reforço da entidade na comunicação direta com os profissionais.

“Nossa gestão era muito focada em tecnologia e desburocratização, mas tivemos que acelerar a implantação de alguns projetos. Neste período de pandemia conseguimos ampliar também nosso foco na transparência e na comunicação direta com os profissionais. E o Sistema CFC/CRCs tem se mantido bem unido neste momento para a melhoria dos processos”, relatou a presidente do CRCES.

A integração entre os Conselhos e outras entidades contábeis também foi destacada pela presidente Ana Tércia em sua fala. “Esta sinergia que temos dentro do Sistema CFC/CRCs é muito bonita. Precisamos sair melhores desta crise do que quando entramos. Esta troca de experiências e novos insightscontribui para melhorarmos os processos em nossos estados e traz resultados muito positivos pela profissão”, ressaltou a presidente do Conselho gaúcho.

O presidente da Fecontesp, Dagoberto Silvério da Silva, falou em nome das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo e destacou o trabalho realizado por elas em benefício da profissão contábil.

O presidente do CRCSP na gestão 2014-2015, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, falou em nome dos ex-presidentes do Conselho e fez uma análise sobre o cenário atual para os profissionais contábeis e para a sociedade de forma geral.

“Temos agora, em decorrência desta crise, uma multiplicidade de problemas técnicos nas empresas, que tem que ser equacionados com o auxílio da tecnologia. Este é um grande desafio, mas temos a capacidade de sobrepujá-los e, o mais importante, a ajuda dos amigos. Não há outra profissão com tantos amigos e uma capacidade de trabalho tão grande”, declarou Filippi.

O presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, e os vice-presidentes do CRCSP José Aparecido Maion (Administração e Finanças), João Carlos Castilho Garcia (Fiscalização, Ética e Disciplina), Marcelo Roberto Monello (Desenvolvimento Profissional) e Mariano Amadio (Registro) também deixaram uma mensagem de agradecimento aos profissionais.

Também participaram da sessão plenária os presidentes do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Francisco Antônio Maldonado Sant’Anna, do Ibracon – 5ª Seção Regional, Carlos Augusto Pires, e da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, e os conselheiros e diretores do CRCSP.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, realizou o encerramento da solenidade virtual e agradeceu a presença de todos. “A palavra mágica deste momento é a preservação de vidas. Temos que valorizar a vida, a solidariedade e a união, pois todas as vidas importam. E para conseguir esta união, é necessário ter pessoas competentes ao nosso lado”, concluiu Donizete.