Portal do CRCSP agora tem sistema de acessibilidade

Publicado em 22/7/2020

Pessoas com deficiências visuais e auditivas ou outras dificuldades de leitura têm agora mais uma facilidade para se manter atualizadas sobre as informações da área contábil, inscrever-se nas atividades e utilizar os serviços prestados pelo Conselho. Está disponível no portal do CRCSP e no portal da transparência um módulo de acessibilidade, com narração por voz do conteúdo escrito e tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A inclusão do módulo de acessibilidade foi realizada a pedido da Comissão Permanente de Transparência do CRCSP, atendendo a solicitação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e em conformidade com a Lei Federal n.º 12.257/2011, que estabelece que sites de órgãos e entidades públicas devem adotar as medidas necessárias para garantir a acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência.

O sistema de acessibilidade adotado é o aplicativo Rybená, também adotado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), permitindo a uniformidade de linguagens do Sistema CFC/CRCs. O novo módulo, além de permitir o acesso direto de pessoas com deficiências visuais e auditivas ao portal, irá beneficiar também disléxicos, analfabetos e outros públicos com dificuldades de leitura.

Para acessar o sistema de acessibilidade, basta clicar nos ícones posicionados do lado direito do navegador para ter acesso à assistente virtual e selecionar o texto do portal para que seja feita a leitura, por voz ou libras, de acordo com a opção selecionada.

“A implantação do módulo de acessibilidade é uma conquista, não apenas para os públicos com deficiências ou outras dificuldades de leitura, mas especialmente para o CRCSP, pois estamos cumprindo mais uma vez com a nossa missão de promover acessibilidade, transparência e inclusão para a sociedade”, declarou o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, sobre o novo sistema.