NOTA DE ESCLARECIMENTO

Publicado em 5/8/2020

O CRCSP manifesta sua discordância em relação a posicionamentos levianos proferido pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) Antônio Roque Citadini que, em sessão virtual do Tribunal, voltou a afirmar que um profissional da contabilidade não seria necessário em órgãos públicos de cidades menores.

É estranho ouvir de um conselheiro de Tribunal de Contas, uma vez mais e lamentavelmente, seu desconhecimento de que, entre as suas atribuições funcionais, está a análise de contas elaboradas pelos profissionais da contabilidade pública e a segurança técnica e legal que estes profissionais propiciam a todas as entidades públicas e privadas, independentemente de seu porte e segmento de atuação.

Especificamente no Setor Público, eles são ainda mais essenciais, pois controlam, acompanham e contribuem para o planejamento do investimento público em todas as suas etapas, dando segurança ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e controle social. A contabilidade é essencial e, sem ela, não é possível exercer uma gestão de qualidade, responsável e assertiva, nem exercer o controle do gasto público avaliado por este conselheiro, representando esse egrégio Tribunal de Contas.

Reforçamos que qualquer visão distorcida sobre a profissão contábil e qualquer declaração infeliz, seja de quem for, será sempre prontamente repudiada pelo CRCSP, como já foi feita na primeira declaração caluniosa proferida pelo mesmo conselheiro.